Home Sua saúde Triagem virtual detecta mais informações dos pacientes, indica estudo

Triagem virtual detecta mais informações dos pacientes, indica estudo

Estudo sugere que a privacidade oferecida em aplicativos pode deixar pacientes mais confortáveis em compartilhar informações pessoais.

               
212

Para realizar um diagnóstico preciso, é necessário que os pacientes forneçam informações detalhadas que, por vezes, podem ser omitidas pelos pacientes por vergonha ou receio. Nesse contexto, um estudo com pacientes de Atenção Primária de Saúde (APS) indicou que, comparando triagem feita por humanos, a triagem digital tem duas vezes mais chances de detectar sinais de depressão, casos de violência doméstica e risco de queda.

O levantamento foi feito na Escola de Medicina Wake Forest, nos Estados Unidos, e publicado no JAMA Network Open. A análise contou com 23.026 pacientes maiores de 18 anos e investigou a triagem feita através do aplicativo mPath, criado por pesquisadores da instituição para ser utilizado em tablets. No app, foram incluídas perguntas de triagem para depressão, risco de queda e violência por parceiro íntimo. Além disso, seis práticas de atenção primária foram analisadas no uso do aplicativo.

“Ficamos surpresos ao descobrir que o aplicativo detectou muito mais pessoas com depressão ou problemas de segurança em comparação com quando a equipe de enfermagem fazia as mesmas perguntas verbalmente”, afirmou David Miller, médico, professor da Wake Forest School of Medicine e principal autor do estudo, para o Medscape Medical News. 

De acordo com o pesquisador, de 10 pacientes que eram detectados na triagem com enfermeiros, o aplicativo detectava ao menos uma pessoa a mais nas quais suas preocupações passariam despercebidas. Além disso, o estudo concluiu aumento significativo de diagnóstico em todas as triagens, o que incluiu pacientes que relataram pensamentos de automutilação, quedas com ferimentos e conflitos domésticos que levaram a brigas físicas.

Para os pesquisadores, os resultados se complementam aos de outro estudo, onde foi demonstrado que a triagem por dispositivo é mais privada do que a triagem presencial por tornar as informações mais confidenciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui