Testes de Covid-19: laboratórios alertam para desabastecimento e orientam priorização
Testes de Covid-19: laboratórios alertam para desabastecimento e orientam priorização
Com a alta de casos e o aumento da busca
Com a alta de casos e o aumento da busca por testes de Covid-19, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alertou para o risco de desabastecimento e divulgou nota técnica em que defende a priorização de pacientes, seguindo uma escala de gravidade.
“A alta transmissibilidade da nova variante Ômicron causou aumento exponencial de casos, o que vem demandando significativo aumento da capacidade produtiva global de testes, tanto de PCR como de antígeno, e se os estoques não forem recompostos rapidamente poderá ocorrer a falta de oferta de exame”, disse a entidade, em nota.
De acordo com a nota técnica, os laboratórios serão orientados a seguir uma priorização de pacientes para efetuarem os testes, segundo uma escala de gravidade a seguir:
- Pacientes que tenham maior gravidade de sintomas
- Pacientes hospitalizados e cirúrgicos
- Pessoas no grupo de risco
- Gestantes
- Trabalhadores assistenciais da área da saúde,
- Colaboradores de serviços essenciais
“Outras entidades do setor de saúde também serão contatadas pela Abramed, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Ministério da Saúde, Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Associação Médica Brasileira (AMB), e outras entidades congêneres, para que haja a sensibilização sobre a importância de otimizar o uso dos testes disponíveis até que a situação seja normalizada”, informou a Abramed.
Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.