Tecnologia vai substituir os médicos? – Futuro Explica

Tecnologia vai substituir os médicos? – Futuro Explica

O mais recente episódio de Futuro Explica traz o debate sobre como a tecnologia vai atuar no cotidiano dos médicos e profissionais de saúde

By Published On: 21/08/2023

Sempre que uma nova tecnologia surge, é comum ouvirmos analistas afirmarem que a tecnologia anterior ou mesmo algumas profissões podem deixar de existir. Com a mais recente onda de inteligência artificial, em especial a IA generativa, capaz de aprender qualquer assunto de forma muito rápida, o debate ganhou um novo capítulo. E a saúde, como de costume, entrou em pauta. Será que as máquinas vão substituir os médicos no futuro? Este é o tema do episódio dessa semana no Futuro Explica no YouTube.

Em um primeiro momento é difícil imaginar uma substituição de forma generalizada. Em alguns pontos, como a análise de exames de imagem, por exemplo, há uma série de estudos sendo feitos e que apontam que a tecnologia tem uma capacidade superior até a dos humanos, no sentido de enxergar detalhes que profissionais não conseguem. Em um cenário em que o mundo caminha para a prevenção e diagnóstico precoce, esse é um fator que pode de fato trazer grandes ganhos para a saúde de modo geral. Por outro lado, é sempre importante lembrar que os próprios desenvolvedores das tecnologias de inteligência artificial afirmam que elas ainda não são 100% confiáveis, principalmente para uso médico.

Fato é que as tecnologias vieram para ficar, mas isso não significa que haverá um embate entre as funções. Diversos especialistas indicam que elas irão, sim, complementar e agregar valor à atividade médica. Os médicos e profissionais de saúde ganharão mais eficiência, tanto na parte de exames e procedimentos quanto na economia de tempo para executar tarefas administrativas – e, consequentemente, tornando possível uma dedicação de mais tempo para atenção e cuidado do paciente. Neste sentido, a relação e a confiança médico-paciente ainda é um dos principais fatores que diferenciam humanos das máquinas.

Confira mais sobre esse tema no Futuro Explica dessa semana:

https://youtu.be/x_x9SmhraHQ

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

About the Author: Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

Leave A Comment

Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

Artigos Relacionados

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.