Saúde mental: pandemia aumentou a busca por terapia online, aponta levantamento

Saúde mental: pandemia aumentou a busca por terapia online, aponta levantamento

A pandemia de coronavírus afetou a saúde mental das pessoas, […]

By Published On: 13/08/2021

A pandemia de coronavírus afetou a saúde mental das pessoas, tanto daquelas que tiveram a Covid-19 como as que vivenciaram o drama de um familiar internado pela doença. Segundo levantamento da plataforma digital Psicologia Viva, 67% das pessoas passaram por quadros graves ou tiveram vítimas da doença na família. Deste total, 82% utilizaram a psicoterapia para lidar melhor com as dificuldades emocionais. A pesquisa contou com as respostas de 2.656 pessoas.

Nas pessoas diretamente afetadas pela pandemia, também foi identificado um aumento de outros sintomas e transtornos emocionais, sendo os principais a ansiedade (25%), estresse intenso (18%), dificuldades com o sono (15%), quadro depressivo e compulsão alimentar (12%). Mesmo em porcentagens menores, preocupa também o aumento das fobias (10%), com o TOC ou preocupação excessiva com limpeza (7%) e do alcoolismo (1%).

Por outro lado, mesmo aqueles que não tiveram casos graves na família estão recorrendo a este recurso para contribuir com seu bem-estar. Devido à necessidade de isolamento e distanciamento social, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) recomenda desde o início da crise sanitária a realização online das consultas terapêuticas. Assim, a Psicologia Viva relatou um crescimento de 600% em sua plataforma digital no ano anterior, que foi de 5 mil consultas a 150 mil por mês. Para 2021, a projeção é um aumento de 300%.

Na visão da psicóloga e cofundadora da plataforma, Luciene Bandeira, esse aumento também está associado à praticidade do formato digital. “Além de economizar tempo e dinheiro por não precisar se deslocar, o paciente tem a vantagem de realizar a terapia no seu próprio ambiente doméstico, o que proporciona um clima mais favorável para ele se sentir totalmente à vontade”, afirmou.

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

About the Author: Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

Leave A Comment

Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

Artigos Relacionados

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.