Brasil Saudável: país lança programa para eliminação e controle de doenças socialmente determinadas
Brasil Saudável: país lança programa para eliminação e controle de doenças socialmente determinadas
Iniciativa governamental visa a eliminar ou reduzir problemas de saúde que já mataram de mais de 59 mil pessoas no país
O Ministério da Saúde apresentou na quarta-feira (7) o programa Brasil Saudável, uma iniciativa que tem como meta eliminar ou reduzir 14 doenças e infecções que impactam de forma mais intensa as populações em situação de vulnerabilidade social. Estão no escopo infecções e doenças como tuberculose, hanseníase, HIV/aids e malária. O decreto que institui o programa foi publicado no Diário Oficial da União do próprio dia 7 e o evento de lançamento contou com as presenças da ministra da pasta, Nísia Trindade, e do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, que está cumprindo agenda pelo Brasil, Jarbas Barbosa, diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), além de outras autoridades.
Durante o evento de lançamento, Trindade avaliou que os determinantes sociais estão na raiz de diversos problemas de saúde. “Elas impactam todas as doenças, como as crônicas, o tratamento do câncer. Mas essas doenças do programa são aquelas que vemos que temos condição, com trabalho, política pública, com engajamento da sociedade civil, que permaneçam na história e não no presente”, declarou.
Em seu discurso, Adhanom classificou o programa como ambicioso e que servirá de modelo para outros países: “Acolhemos com bons olhos o compromisso do Brasil de acabar com a tuberculose em 2030, cinco anos antes da data-alvo programada. E também o dossiê que recebemos ano passado com o objetivo de acabar com a filariose linfática, entre outros”. Já Jarbas Barbosa destacou a questão da desigualdade: “É preciso lembrar que os pobres adoecem mais e quando adoecem se tornam ainda mais pobres. Portanto, acho que a saúde dá uma contribuição imensa para que o Brasil possa avançar, a América Latina e o Caribe também”.
Recebar nossa Newsletter
NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.