PROADI-SUS: entenda o que é e como funciona — Futuro Explica

PROADI-SUS: entenda o que é e como funciona — Futuro Explica

Iniciativa busca fortalecer sistema de saúde através de programas de capacitação para funcionários

By Published On: 30/10/2023

Em um país com dimensões continentais, uma população acima de 200 milhões de habitantes e uma situação econômica desafiadora como o Brasil, é natural que o Sistema Público de Saúde (SUS), enfrente uma série de desafios que envolve desenvolvimento, capacitação e falta de recursos, dentre outros. Por isso, além de programas do próprio governo para direcionar verbas para o setor, existem iniciativas que buscam fortalecer o sistema de saúde sem onerar ainda mais o orçamento público. Uma delas é o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, o PROADI-SUS, tema do mais recente episódio de Futuro Explica.

O programa foi criado em 2009 e tem como principal propósito apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Para participar, uma instituição de saúde precisa ser filantrópica, ter a certificação do CEBAS e ser oficialmente reconhecida como Hospital de Excelência pelo Ministério da Saúde. Atualmente estão habilitados ao programa seis hospitais: o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP, Einstein, Hcor, Moinhos de Vento e Sírio-Libanês.

Por serem filantrópicas, essas instituições possuem imunidade fiscal de alguns tributos, como PIS, COFINS e cota patronal do INSS. Ao fazer parte do PROADI, elas contabilizam o que seria equivalente a esses recursos e investem 100% em iniciativas do programa, que são determinadas pelo Ministério da Saúde em conjunto com outros órgãos, como CONASS e CONASEMS. Desde sua criação, em 2009, até o ano passado, mais de 750 projetos já foram executados e quase R$ 8 bilhões foram investidos no SUS por meio do PROADI-SUS.

Confira o episódio:

https://youtu.be/JgDbbdkSDyg?si=BPzeb9PNfqzqMieP
Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

About the Author: Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

Artigos Relacionados

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.