Ministério da Saúde reinstitui Fórum de Articulação com a Sociedade Civil
Ministério da Saúde reinstitui Fórum de Articulação com a Sociedade Civil
Fórum de Articulação com a Sociedade Civil tem o papel de assessorar as discussões sobre o Complexo Econômico-Industrial da Saúde
O Ministério da Saúde, por meio da Portaria GM/MS Nº 900 publicada no Diário Oficial da União em 19 de julho, reinstituiu o Fórum de Articulação com a Sociedade Civil (FAS), que tem como objetivo assessorar o Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS), nas propostas de iniciativas e de ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas no âmbito do complexo.
Vale lembrar que no fim de 2022 a gestão anterior do Ministério havia instituído o fórum com a participação delimitada de diversas entidades, mas ficaram de fora o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e sindicatos que representam as categorias da saúde, dentre outras entidades, o que levou a atual gestão a revogar a portaria.
Agora, a nova portaria segue o Decreto nº 11.464, que detalha o funcionamento do GECEIS e determina a participação do CNS, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Além destes, o novo instrumento traz de forma mais aberta que podem participar também:
- Representantes das instâncias colegiadas, deliberativas e permanentes do Sistema Único de Saúde – SUS
- Representantes de entidades do setor industrial e de serviços de saúde, nacional e regional, que atuem na produção e inovação, bem como em informação e conectividade em saúde;
- Representantes das centrais sindicais dos trabalhadores;
- Representantes de instituições de ensino e de pesquisa acadêmica que contribuam diretamente para o desenvolvimento do Ceis; e
- Atores considerados relevantes e com representatividade para o Ceis, previstos em ato da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde.
A portaria não traz mais detalhes sobre quais outras entidades de fato participarão, mas define que os órgãos e entidades que se enquadrarem em pelo menos uma das possibilidades deverão manifestar o interesse de participar do FAS à Secretaria-Executiva do Geceis, sob a coordenação de Carlos Gadelha, Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde. Segundo o texto, caberá ao secretário a decisão de quem participará.
O fórum tem caráter consultivo e as reuniões serão presenciais.
Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.