O potencial do anticoagulante na covid-19

Pesquisa conduzida no Brasil vai investigar o papel dos medicamentos anticoagulantes no tratamento de pacientes com covid-19

               
539

Pesquisadores brasileiros estão à frente de novo estudo para explorar o potencial de um medicamento anticoagulante para prevenir complicações por covid-19. A formação de pequenos trombos tem sido detectada em pacientes com coronavírus e pode levar à morte. Exemplo recente foi o caso do jornalista Rodrigo Rodrigues, que morreu após ser internado devido à trombose venosa cerebral.

“A trombose pode comprometer o quadro de um paciente com covid de duas formas: ou ela piora o quadro do paciente, devido a microtromboses no pulmão que aumentam a falta de ar, ou de forma direta, fulminante, como uma embolia pulmonar que causa a morte”, explica o cardiologista Renato Lopes, pesquisador e professor na Universidade Federal de São Paulo e na Duke University, nos Estados Unidos.

Lopes está à frente de um estudo inédito para investigar o uso de medicamentos anticoagulantes para prevenir a trombose em pacientes com covid-19. O estudo clínico randomizado já teve início e vai acontecer em 40 centros brasileiros. A pesquisa faz parte de uma aliança entre oito instituições brasileiras e deverá ter resultados em até quatro meses. O levantamento pretende analisar 600 pacientes divididos em dois grupos para avaliar diferentes estratégias de anticoagulação: o grupo controle vai receber uma dose baixa de um anticoagulante injetável e outro grupo vai receber um anticoagulante oral. Para entrar no estudo, o paciente deverá ser internado no hospital e ter um exame que indique alto risco de tromboses. Vão participar do estudo casos leves, moderados e graves de covid-19. “O que precisamos descobrir é: será que esse medicamento evita que pacientes leves fiquem mais graves? Ou que pacientes graves não tenham complicações?”, diz Lopes.

O cardiologista tem outro estudo no radar: o uso profilático. A ideia é descobrir se a indicação da substância antes de chegar no hospital poderia prevenir complicações. De qualquer forma, ele alerta que tudo isso precisa ser extremamente controlado, já que o uso de anticoagulantes aumenta o risco de sangramentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui