Aplicativos de terapia para crianças e jovens com ansiedade são liberados no Reino Unido

Aplicativos de terapia para crianças e jovens com ansiedade são liberados no Reino Unido

O NICE (National Institute for Clinical Excellence), agência do Reino […]

By Published On: 13/03/2023

O NICE (National Institute for Clinical Excellence), agência do Reino Unido que conduz os processos de avaliação de tecnologias, liberou os aplicativos de terapia cognitivo-comportamental (TCC) digital de autoajuda para o NHS (National Health Service), sistema público de saúde do país, para o tratamento inicial de crianças e jovens com ansiedade.

De acordo com o NHS, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é mais comumente utilizada para tratar ansiedade e depressão. Ela é baseada no conceito de que os pensamentos, sentimentos, sensações físicas e ações estão relacionados e que pensamentos e sentimentos negativos podem prender o indivíduo em um ciclo vicioso. A terapia tem um foco nos problemas atuais do paciente e possui o objetivo de ajudar ele a lidar com esses problemas dividindo-os em partes menores.

Essas novas orientações da agência englobam quatro ferramentas tecnológicas digitais, sobre as quais acredita-se que possam ser úteis para pacientes com sintomas leves ou moderados de ansiedade ou humor deprimido de cinco a 18 anos. No entanto, essas tecnologias também devem ser aprovadas para uso pelo NHS.

Durante 2022, foram feitos testes com aplicativos de terapia para ansiedade leve, com o intuito de oferecer um acesso mais ágil para produtos, diagnósticos e dispositivos digitais, aliviando a pressão existente sobre o sistema de saúde. Esse processo pode levar em torno de seis meses, um período mais curto do que consiste no cronograma para orientação de tecnologias do NICE.

São quatro aplicativos de terapia que estão cobertos por essa nova orientação: o primeiro é o Lumi Nova – Tales of Courage, um jogo que combina terapia de exposição e conteúdo psicoeducativo em um RPG intergaláctico, para crianças de sete a 12 anos; o segundo é o OSCA (Terapia Cognitiva de Ansiedade Social Online para Adolescentes, em tradução), um programa online voltado para pacientes de 14 a 18 anos com ansiedade social; o terceiro é o OSI (Apoio e intervenção on-line para ansiedade infantil, em tradução), uma intervenção liderada por pais e apoiada por terapeutas voltada para crianças entre cinco e 12 anos de idade com sintomas de ansiedade; por fim, a série de programas “Space from” da SilverCloud, uma linha voltada para jovens entre 15 e 18 anos com sintomas de ansiedade, humor deprimido ou ambos, com o suporte online de terapeutas.

Outro aplicativo, o ThinkNinja CBT Bytesize, ainda aguarda aprovação. Quanto aos demais, há a necessidade de uma avaliação inicial com um profissional de saúde antes de utilizar as ferramentas para que haja uma garantia de que elas são apropriadas.

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

About the Author: Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

One Comment

  1. techylist 01/11/2023 at 07:01 - Reply

    Great article! I’m a therapist and I’ve been working with adolescents for over 10 years and I’ve never seen anything like this. It’s so important that we start to talk about this issue and provide resources for these kids.

Leave A Comment

Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

Artigos Relacionados

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.