Inglaterra ampliará check-up digital na população para desafogar sistema de saúde
Inglaterra ampliará check-up digital na população para desafogar sistema de saúde
O movimento se dá por meio de uma parceria com empresas, para os cidadãos façam as checagens nos locais de trabalho, e por uma nova versão do app de check-up digital
O National Health Service (NHS), Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, anunciou duas novidades para o NHS Health Check, seu programa de check-up na população. A primeira é que o governo passou a firmar parcerias com empresas para que os cidadãos possam efetuar checagens simples, como aferição da pressão, em seu local de trabalho. A segunda é que iniciará a partir de 2025 programas-pilotos em algumas regiões para efetuar check-up digital. O objetivo com ambos é desafogar o atendimento nas unidades de saúde e gerar mais rapidez e eficiência.
Segundo o Departamento de Saúde e Assistência Social (DHSC), cada verificação realizada a partir do exame digital poderia economizar 20 minutos do tempo do NHS, o que aliviaria a pressão sobre os médicos e ajuda a liberar mais tempo para a realização de consultas de atenção primária. “Sabemos que muitas doenças mortais podem ser evitadas se buscarmos ajuda em tempo hábil. É por isso que estamos trabalhando para melhorar o acesso ao tratamento, ao mesmo tempo em que tomamos medidas para abordar as causas preveníveis de doenças cardiovasculares”, comenta Andrew Gwynne, Ministro da Saúde Pública e Prevenção, em nota do governo britânico.
De acordo com o DHSC, mais de 16 milhões de pessoas são elegíveis para um NHS Health Check, mas cerca de 40% dos convidados completaram um efetivamente. Os homens, em especial, são aqueles menos propensos a obter ajuda precoce e os mais propensos ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares em idade precoce, quando comparado com os dados de mulheres. O órgão espera que aproximadamente 130 mil pessoas terão a oportunidade de acessar um exame de saúde regular em seu local de trabalho. O programa contará com participação de diversos setores, como de construção, hospitalidade, transporte e assistência social.
No caso do programa de check-up digital, a meta é que ele seja uma forma de complementar o cuidado em saúde do programa que é realizado de forma presencial atualmente e, de acordo com as autoridades, deve fornecer um milhão de verificações adicionais do estado de saúde ao longo de quatro anos.
O programa de check-up digital surge após um estudo piloto realizado em 2022, em Cornwall, um condato na Inglaterra, no qual um grupo de pacientes utilizam um kit caseiro de coleta de amostra de sangue e verificavam a pressão arterial em farmácias ou salas de espera de consultórios médicos. A partir dos resultados, os testes eram inseridos em um questionário online junto de outras informações como altura, peso e hábitos de vida. Com essas métricas, os pacientes recebem recomendações personalizadas para seu caso sobre forma de reduzir o risco de ataques cardíacos ou derrames, além de aconselhamentos sobre como parar de fumar e controle de peso. Se o caso se mostrar grave, são realizados encaminhamentos para as clínicas de atendimento primário, para que sejam feitos outros testes a fim de que o paciente tenha um acompanhamento de perto e realize tratamento, se necessário.
A versão digital do NHS Health Check é mais um acréscimo às funções do aplicativo do NHS, que conta com mais de 34 milhões de usuários registrados.
Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.