Movimentações na saúde – Outubro de 2024
Movimentações na saúde – Outubro de 2024
Entre as principais movimentações do setor da saúde em outubro estão novas nomeações no Ministério da Saúde e suas secretarias, novas lideranças em startups de healthcare, operadoras, empresas especializadas em segmentos do setor, entre outras
Veja as principais movimentações de lideranças no setor da saúde em outubro de 2024:
BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Jalmor Muller é o novo diretor-executivo de tecnologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ele assume a posição que era ocupada por Lilian Hoffmann e traz experiência em liderança de equipes multidisciplinares e de grandes projetos de operações e tecnologia. O executivo é graduado em Ciência da Computação e especializado em gestão de negócios e tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Universidade da Califórnia, Irvine. Antes da BP, Muller liderou a área de TI da UnitedHealth Group, onde desenvolveu soluções digitais e aprimorou a segurança da informação, a infraestrutura e a integração de sistemas.
Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS)
Antonio Carlos Onofre de Lira foi reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Ele continuará à frente da sociedade por mais dois anos. A confirmação veio em assembleia realizada durante o Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS’24), em Belo Horizonte, MG. Lira é médico especialista em Informática Médica e Gestão em Saúde, doutor em Informática Médica, pós-doutor em Planejamento/Economia em Saúde, Professor na USCS e atua na Oncologia D’Or.
GE HealthCare
A GE HealthCare tem dois novos líderes em sua composição: João Paulo Souza é o novo diretor executivo para o Brasil e Fernando Penha assume a liderança de Patient Care Solutions para América Latina. A empresa visa a expansão de sua atuação na América Latina e inovações para a melhoria contínua do cuidado, assim como o fortalecimento de seus negócios no Brasil. João Paulo Souza entrou na empresa em 2021, onde atuou como líder para América Latina na área de Imagem Molecular e Tomografia Computadorizada. Antes, passou por empresas no mesmo segmento, como Siemens e Canon Medical. É engenheiro da computação, possui pós-graduação em gestão de negócios e marketing e um MBA pela Universidade de Manchester, no Reino Unido. Já Fernando Penha é engenheiro mecatrônico com mais de 20 anos de experiência no setor de produtos para saúde, atuando em mercados como o do Brasil e do México onde passou por cargos como líder. Foi Chief Revenue Officer (CRO) na startup Nuria, especializada em interoperabilidade, e seguiu uma trajetória de liderança na Philips.
Leve Saúde
A operadora de planos de saúde no Rio de Janeiro anuncia Gabriel Pinheiro como seu novo CFO. Com anos de experiência no mercado financeiro, Pinheiro chega para continuar a consolidação da empresa e expandi-la para outras regiões. Formado em economia, o executivo passou por empresas como Alothon Group e Noon Capital. Ele também foi CFO e sócio da Mevo, startup de plataforma de prescrição digital e venda de medicamentos, e fundador da startup social sem fins lucrativos FreeHelper.
Salux Technology
Klaiton Simão é o novo CEO da Salux Technology. Após oito meses como vice-presidente de tecnologia e serviços, Simão assume a frente para dar continuidade à estratégia de consolidação da Salux Technology, empresa especializada em tecnologia para gestão hospitalar. O executivo é pós-graduado em Gestão em Tecnologia da Informação e tem mais de 25 anos de experiência no setor de saúde.
Sofya
Marcelo Mearim é o novo CEO da startup de inteligência artificial Sofya, que atua na otimização de consultas médicas. Mearim é nomeado CEO no Brasil enquanto Igor Couto, cofundador da operação, assume o mesmo cargo nos Estados Unidos. O executivo terá como missão a expansão da empresa para novos clientes e parceiros no território. Mearim é engenheiro de produção e tem mais de 24 anos de experiência em grandes empresas, como Philip Morris, Vivo, Telefônica e Kroton/Cogna. Ele também passou por cursos oferecidos em Harvard, Universidade da Pensilvânia, e IE Business School, em Madrid.
Governo Federal
No Governo Federal, Ministério da Saúde e órgãos relacionados tiveram novas nomeações para suas estruturas, são elas:
Ministério da Saúde
- Ludmila Ferreira de Andrade como Diretora do Departamento de Gestão das Demandas em Judicialização na Saúde da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde.
Secretaria de Atenção Primária à Saúde
- Marcelo Ataíde Domingues, como Chefe da Divisão de Monitoramento de Transferências e Devolução de Recursos da Coordenação-Geral de Planejamento, Orçamento e Monitoramento da Execução Financeira, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde;
- Camila Carloni Gasparro como Coordenadora de Enfrentamento à Mortalidade Materna da Coordenação-Geral de Atenção à Saúde das Mulheres, do Departamento de Gestão do Cuidado Integral, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde;
- Flavia Kelli Alvarenga Pinto como Coordenadora de Apoio à Imunização e Monitoramento das Coberturas Vacinais na Atenção Primária da Coordenação-Geral de Saúde da Família e Comunidade, do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde;
- Natali Pimentel Minóia como Coordenadora de Articulação de Redes de Atenção à Saúde, da Coordenação-Geral de Saúde da Família e Comunidade, do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.
Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente
- Edenilo Baltazar Barreira Filho como Diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, no lugar de Márcio Henrique de Oliveira Garcia;
- Taynná Vernalha Rocha Almeida como Coordenadora-Geral de Preparação para Emergências em Saúde Pública, do Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, substituindo Edenilo Baltazar Barreira Filho.
Secretaria de Informação e Saúde Digital
- Leandro Manassi Panitz como Coordenador-Geral de Gestão da Informação Estratégica em Saúde, do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde, da Secretaria de Informação e Saúde Digital.
Fundação Nacional de Saúde – Funasa
- Claudio Torquato Da Silva como Diretor-Executivo da Fundação Nacional de Saúde – Funasa;
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Em outubro, a ANVISA instituiu a Comissão de Apoio às Ações de Vigilância Sanitária para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (COVISS), composta pelos representantes:
- Thatianny Tanferri de Brito Paranaguál da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP);
- Zenewton André da Silva Gama da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Rio Grande do Norte;
- Soraia Assad Nasbine da Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto/SP;
- Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – São Paulo;
- Ana Elisa Bauer da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Goiás;
- Cassiana Gil Prates da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP);
- Márcia Amaral Dal Sasso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Recebar nossa Newsletter
NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.