Movimentações – Novembro 2024
Movimentações – Novembro 2024
Entre as principais movimentações do setor da saúde em novembro novas lideranças em hospitais e farmacêuticas e nomeações nas secretarias do Ministério da Saúde e na Anvisa.
Veja as principais movimentações de lideranças no setor da saúde em novembro:
L.E.K. Consulting
A consultoria de estratégia ganha novos nomes para seu time de Senior Advisors: Ronaldo Kalaf, Cesar Carvalho, Gustavo Meirelles e Sérgio Ricardo Santos. Os especialistas em saúde da consultoria têm história prévia com o setor.
Ronaldo Kalaf tem uma trajetória em cargos de liderança, tendo ocupado o posto de VP da Santa Helena Assistência Médica, Diretor Regional da Notredame Intermédica (GNDI), Diretor de Integração da Hapvida e CEO de Cuidados Integrados da Amil/United Health Group. Já Cesar Carvalho esteve em posições estratégias em empresas do setor, ocupando a área de vendas e marketing na Johnson & Johnson Medical Devices por quase 20 anos e à frente dos negócios da Kimberly-Clark Healthcare no Brasil.
Transformação em saúde também tem lugar na L.E.K Consulting, com a chegada de Gustavo Meirelles e Sérgio Ricardo Santos. Gustavo é radiologista e colunista da MIT Sloan Management Review Brasil e The Yuan e fundador da Comunidade Inovação em Saúde e da Saúde 4x. Foi também vice-presidente da Alliança e executivo de estratégia e inovação no Grupo Fleury. O antigo CGO e CEO da Amil, Sérgio, é fundador da Saúde 4x, Newsletter Valor e Saúde, e VP de Estratégia no Galileu. Ele também foi Diretor da One Health, advisor na Sami Health Data e responsável pela expansão nacional e internacional na DNA Capital, além de diretor e consultor de estratégia na Dasa.
Biogen
A Biogen está com uma nova executiva à frente da área de gestão de pessoas. Priscila Damiani assume como Diretora de Recursos Humanos para o Brasil da Biogen. Com mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Damiani será a responsável por fortalecer a empresa cuidando da gestão de pessoas. Psicóloga de formação, tem pós-graduação em Gestão de Pessoas e Liderança Estratégica e passou por empresas como JBS, Takeda, AstraZeneca e Boehringer Ingelheim.
Bayer
Já a Bayer fez algumas movimentações internas de seus membros e suas áreas. A primeira delas é a reestruturação da unidade farmacêutica, que passa a ter dois núcleos, o de Engajamento Médico e de Parcerias Institucionais. Ana Lucia Rivera assume o Núcleo de Engajamento Médico, com operações voltadas a Cardiorrenal e Saúde Feminina. Rivera tem 12 anos de experiência dentro do grupo Bayer e estava anteriormente na liderança da área cardiorrenal. E o Núcleo de Parcerias Institucionais fica a cargo de Erlon Mansur, com 16 anos na casa e ex-líder da área terapêutica de oncologia. O novo núcleo contempla oncologia e especialidades, assim como oftalmologia, pneumologia e hemofilia.
A segunda mudança da empresa farmacêutica é na área de Consumer Health no Brasil, que passa a ser liderada por Cristina Hegg. Com mais de 20 anos de carreira, Hegg se torna a primeira diretora da área. Na sua trajetória, ela passou por empresas como Unilever, Boehringer Ingelheim e Johnson & Johnson. É graduada em Comunicação Social e possui MBA em Administração.
Hospital Mãe de Deus
O Hospital Mãe de Deus tem um novo diretor-executivo: Sandro de Freitas Junqueira assume, a partir do dia 4 de dezembro, o cargo com seus 25 anos de experiência em administração hospitalar. Junqueira é mestre em Administração e tem MBA em Auditoria em Saúde. Por 16 anos, esteve à frente da direção-geral do Hospital Geral de Caxias do Sul e foi membro da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, coordenador da Diretoria de Saúde da Câmara de Indústria, Comércio (CIC) e Serviços de Caxias do Sul. Também integrou a Diretoria do Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul e foi presidente da Rede Serrana de Hospitais – Hospiserra de 2011 a 2016.
Governo Federal
No Governo Federal, Ministério da Saúde e órgãos relacionados tiveram novas nomeações para suas estruturas, são elas:
Ministério da Saúde
- Amanda Araújo Rodrigues, como Diretora de Programa da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde.
- Bruno Teixeira da Costa Durante, como Chefe da Divisão de Subsídios Técnico e Jurídico em Matéria de Saúde.
- Maria Luiza Lawinsky Lodi, como Gerente de Projeto da Secretaria-Executiva.
- Vanessa Buarque de Macedo Paula Menezes Matos, como Coordenadora de Análise de Conformidade de Instrumentos de Financiamentos do Gabinete da Secretaria-Executiva.
Fundo Nacional de Saúde
- Ciro Heitor França de Gusmão Júnior, como Coordenador, da Coordenação de Escritório de Monitoramentos de Projetos – COEMP, da Diretoria Executiva da Fundação Nacional de Saúde.
- Débora Lopes Ribeiro Torres de Araujo, como Coordenadora-Geral de Análises Normativas de Financiamento em Saúde e Demandas de Órgãos Externos da Diretoria-Executiva do Fundo Nacional de Saúde.
- Dayanne Kelly Leite de Azevedo, como Gerente de Projetos na Coordenação-geral de Análises Normativas de Financiamento em Saúde e Demandas de Órgãos Externos do Fundo Nacional de Saúde.
- Michell Viudes Garcia Martins, como Coordenador da Coordenação de Informações e Dados Estratégicos de Investimentos, da Coordenação-Geral de Governança e informações Estratégicas em Investimentos, da Diretoria-Executiva do Fundo Nacional de Saúde.
SEIDIGI
- Annelise Lopes Garcia como Coordenadora-Geral de Telessaúde, do Departamento de Saúde Digital e Inovação, da Secretaria de Informação e Saúde Digital.
SAPS
- Thais Silva Almeida de Oliveira como Coordenadora Setorial de Gestão de Riscos e Integridade, do Gabinete da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.
SVSA
- Sabrina Araujo de Melo como Coordenadora de Formação para as Emergências em Saúde Pública da Coordenação-Geral de Preparação para as Emergências em Saúde Pública, do Departamento de Emergências em Saúde Pública, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.
Anvisa
- Júlia de Souza Ferreira, como Coordenadora da Coordenação de Monitoramento da Evolução de Preços, da Secretaria-Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.
INCA
- Ana Paula Rodrigues Siqueira, como Chefe da Divisão de Avaliação de Tecnologias em Saúde, da Coordenação de Prevenção e Vigilância, do INCA.
CEIS
- Marta Roberta Santana Coelho, como Chefe do Serviço Gestão Técnica e Administrativa, do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo-Econômico Industrial da Saúde.
Saúde Indígena
- Isis Martins Lemes Dias, como Coordenadora-Geral de Gestão dos Contratos de Bens, Serviços e Insumos de Saúde Indígena;
- Daniel Canavese de Oliveira, como Coordenador de Monitoramento e Avaliação da Saúde Indígena
ANS
- Bruno Garcia Silva como Coordenador – CCT III na Coordenadoria Técnico-Administrativa de Apoio à Diretoria Colegiada (COTAD/CGADC/SECEX/PRESI).
Recebar nossa Newsletter
NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.