Cientistas desenvolvem cinto que monitora insuficiência cardíaca

Cientistas desenvolvem cinto que monitora insuficiência cardíaca

As doenças cardiovasculares (DCVs) são apontadas pela Organização Mundial da […]

By Published On: 20/01/2023

As doenças cardiovasculares (DCVs) são apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de morte no mundo. Dentre elas, está a insuficiência cardíaca, doença crônica cujas estimativas de casos globais ultrapassam 64 milhões, que poderiam ser melhor gerenciados por meio de um monitoramento contínuo e em tempo real. Foi pensando nisso que cientistas da Florida Atlantic University realizaram um estudo e projetaram um cinto que monitora parâmetros fisiológicos relacionados à insuficiência cardíaca.

O estudo, publicado na revista Nature, indica que o monitoramento em tempo real dos sintomas da doença é importante para alertar os pacientes e provedores, possibilitando uma intervenção com medicamentos e evitando a necessidade de hospitalização. Nesse sentido, os cientistas projetaram um novo wearable em formato de cinto, que é colocado na cintura, mas também é combinado com eletrodos que ficam presos no peito e no abdômen. O dispositivo abrange as funções de um eletrocardiograma, detector de movimento e sensor de impedância torácica e monitor de frequência cardíaca.

Os dados levantados pelos sensores são transportados, sem a necessidade de um fio, para um aparelho smartphone por meio do bluetooth e, portanto, podem ser retransmitidos diretamente para os profissionais de saúde, que avaliam a situação de insuficiência cardíaca. O dispositivo foi testado para verificação e os resultados foram precisos, mesmo mediante diferentes atividades ou posições corporais.

Agora, esse cinto de monitoramento está sendo testado em diversos voluntários com o intuito de desenvolver um algoritmo que faça a previsão da insuficiência cardíaca a partir dos dados coletados.

A insuficiência cardíaca é caracterizada por uma anormalidade no coração que o torna incapaz de bombear o sangue necessário para suprir as necessidades do corpo. Isso faz com que o líquido se acumule nos pulmões, impedindo a oxigenação. Dados da American Heart Association, por exemplo, apontam que existem cerca de 6,2 milhões de pessoas diagnosticadas com insuficiência cardíaca nos Estados Unidos e as estimativas indicam que esse número vai aumentar para 8 milhões até 2030.

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

About the Author: Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

Leave A Comment

Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

Artigos Relacionados

  • Valter Lima, CEO da CTC
    Valter Lima

    Valter Lima é diretor executivo e empresário, sócio da CTC. Graduado em administração de empresas e pós-graduado pela Fundação Dom Cabral, também participou do Business Executive Program na Universidade de Stanford.

  • Fernando Maluf

    Diretor Associado do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo, membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e fundador do Instituto Vencer o Câncer. É formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde hoje é Livre Docente. Possui Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especialização no Programa de Treinamento da Medical Oncology/Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em New York.

  • Isabella Marin Silva
    Isabella Marin

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.