O que faz o Ministério da Saúde? — Futuro Explica
O que faz o Ministério da Saúde? — Futuro Explica
Novo episódio do Futuro Explica aborda a atuação do Ministério da Saúde, uma das pastas mais importantes do governo
O Ministério da Saúde é uma das pastas que está sempre no centro das disputas políticas do governo. Criado em 1953, passou por diversas reformas, mas o objetivo segue sendo cuidar das questões relevantes em relação à saúde da população. E esse é o tema do mais recente episódio do Futuro Explica.
O trabalho do Ministério da Saúde é bem amplo. É ele que define o calendário vacinal, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), por exemplo. E que faz campanhas de prevenção, como o programa de combate à dengue, que fica em evidência todo ano, no período de maior transmissão da doença.
De modo geral, o Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, a prevenção e a assistência à saúde dos brasileiros. É o responsável por gerir o orçamento anualmente e esses recursos precisam garantir pontos imprescindíveis, como o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a compra de medicamentos e vacinas, o repasse para que municípios e estados possam gerir seus sistemas e campanhas de saúde.
Assim, o Ministério da Saúde representa um dos maiores orçamentos disponíveis do país. Em 2023, o montante ficou na casa dos R$ 181 bilhões, sendo a terceira maior pasta.
Confira o episódio a seguir:
Recebar nossa Newsletter
NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.