Microsoft aposta em saúde ao adquirir empresa com tecnologia de reconhecimento de voz

A inteligência clínica ambiental é uma inovação da Nuance Communications com a Microsoft, utilizando de forma segura o reconhecimento da fala para complementar o prontuário médico ao ouvir a conversa entre o médico e paciente

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A Microsoft anunciou nesta semana a aquisição da empresa Nuance Communications por 19,7 bilhões de dólares. A Nuance deve ajudar a Microsoft a avançar com os projetos de desenvolvimento em saúde.

A pandemia do novo coronavírus aumentou a demanda por telemedicina. Durante o ano passado, a empresa lançou o Cloud for Healthcare, um serviço de nuvem que leva privacidade e qualidade para teleconsultas.

Agora, a expectativa é que, com a aquisição da Nuance Communications, seja possível desenvolver softwares de tecnologia de nuvem. Nas palavras de Satya Nadella, CEO da Microsoft, a Nuance é “pioneira e fornecedora líder de Inteligência Artificial (IA) de conversação”, isso porque a combinação de IA, recursos visuais e sonoros, tornou o serviço de reconhecimento de fala da empresa um dos mais relevantes do setor.

A tecnologia da Nuance é utilizada por empresas de diversas áreas. Entretanto, só em 2020, 62% da receita da Nuance veio de serviços no setor da saúde. Agora, será utilizado pela Microsoft para aprimorar prontuários médicos e demais serviços de saúde digitais por meio da inteligência clínica ambiental.

O que é inteligência clínica ambiental

A inteligência clínica ambiental ou Dragon Ambient eXperience (DAX) é uma inovação da Nuance com a Microsoft que otimiza a plataforma de telemedicina Dragon Medical, utilizando de forma segura o reconhecimento da fala para complementar o prontuário médico ao ouvir a conversa entre o médico e paciente. A tecnologia permite que a consulta seja feita com mais agilidade, precisão e maior atenção ao paciente, além de aliviar a jornada do médico.

Os dados oferecidos pela Nuance indicam que o DAX melhorou a experiência da telemedicina para 76% dos médicos de diversas especialidades. Além disso, os atendimentos por dia em cardiologia aumentaram 24%. No contexto da agilidade, houve uma redução de 9 minutos no tempo médio de espera para pacientes de cuidados primários e uma economia de 6 minutos com documentação.

Segundo a Nuance, a tecnologia DAX foi elaborada na plataforma nuvem Azure, da Microsoft. Além do reconhecimento da fala, a interface possui microfones, display interativo, biometria, recursos multissensoriais, entre outros. O Teams e o Dynamics 365 também são recursos inclusos na nuvem da Microsoft que ajudam a oferecer segurança e uma boa relação médico-paciente.

 “Inteligência Artificial (IA) é a prioridade mais importante da tecnologia, e a saúde é sua aplicação mais urgente. Juntos, com nosso ecossistema parceiro, colocaremos soluções avançadas de IA nas mãos de profissionais em todos os lugares para conduzir uma melhor tomada de decisão e criar conexões mais significativas, à medida que aceleramos o crescimento do Microsoft Cloud for Healthcare e Nuance” disse Nadella em comunicado.

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