Qual país tem o melhor sistema de saúde do mundo? – Futuro Explica
Qual país tem o melhor sistema de saúde do mundo? – Futuro Explica
Novo episódio do Futuro Explica aborda diferentes modelos de sistema de saúde e as características de alguns dos principais
Seja como tema político ou social, a saúde é um dos tópicos mais importantes ao se pensar na qualidade de vida que se tem em uma cidade ou país. Afinal, em menor ou maior grau, todos nós já precisamos e precisaremos usufruir desses serviços ao longo da vida. Mas existe algum sistema de saúde no mundo que pode ser considerado o melhor de todos? Esse é o tema do mais recente vídeo de Futuro Explica.
Diversos rankings internacionais, como os da Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicações da revista The Lancet, comparam sistemas de saúde globalmente, destacando diferentes países conforme o foco de cada pesquisa. Países como França, Alemanha, Reino Unido, Suécia e Cingapura frequentemente aparecem no topo desses rankings. No Brasil, o SUS é referência em saúde pública.
Mas o que define um sistema de saúde “bom”? Vários fatores devem ser analisados. Um sistema eficaz e eficiente garante acesso a todos os cidadãos, independentemente de sua condição econômica. Além disso, deve oferecer equidade, qualidade no atendimento, profissionais competentes, tecnologia adequada e bons investimentos no setor. A sustentabilidade econômica e a redução de desperdícios também são essenciais para proporcionar uma experiência positiva aos pacientes, resultando em melhores resultados de saúde.
Fato é que cada um dos modelos existentes reflete as prioridades e os contextos sociais e econômicos de seus países. Portanto, dificilmente há um modelo único, que poderia ser utilizado de forma universal para todas as nações.
Confira o episódio completo a seguir:
Recebar nossa Newsletter
NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.