Medicina de minorias e equidade em saúde no Brasil – Futuro Explica
Medicina de minorias e equidade em saúde no Brasil – Futuro Explica
Novo episódio do Futuro Explica apresenta a medicina das minorias, seus desafios e as soluções para as disparidades no cuidado com grupos minoritários
A equidade em saúde é um assunto em alta e esse conceito consiste em oferecer atendimento a todos, mas reconhecendo que esses cuidados nem sempre serão os mesmos. Isso porque a realidade de um pode ser bem diferente da de outro, o que faz com que os cuidados necessários sejam diferentes. A medicina de minorias é o tema do mais recente episódio de Futuro Explica.
A equidade visa diminuir as desigualdades e garantir que todos tenham acesso aos mesmos cuidados e tratamentos médicos, independentes de sua condição social ou econômica. É um desafio vigente no país. Um levantamento realizado pelo DataFavela e o Instituto Locomotiva, a pedido do Instituto Oncoguia, mostrou que 70% dos moradores das favelas afirmam que têm menos acesso à prevenção de diagnóstico precoce de câncer. A resposta dessa equação, infelizmente, já é conhecida: menos acesso significa diagnóstico tardio, doenças mais avançadas e menos oportunidade de tratamento adequado.
Mas não são apenas as iniquidades sociais que impactam no atendimento médico. Um bom exemplo está na população de pacientes trans. Os preconceitos e até mesmo a falta de preparo para lidar com pacientes de grupos minoritários também aparecem como uma barreira entre pacientes e o sistema de saúde.
As soluções para as disparidades no cuidado com grupos minoritários passam por alguns pilares. Um deles é o olhar mais focado na questão de equidade em todo o setor de saúde. Outra é a adoção de políticas públicas e fomento de iniciativas para mitigar risco com essas populações e a formação de profissionais de saúde também é um dos fatores necessários para uma mudança no cenário.
Confira o episódio completo agora!
Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.