José Barreto é nomeado Coordenador-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde
José Barreto é nomeado Coordenador-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde
Até abril, o cargo era ocupado por Fernando Maia. Criada em 2023, a pasta busca fortalecer e ampliar a Política Nacional do Câncer
José Barreto Campello Carvalheira foi anunciado como Coordenador-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde. A oficialização foi publicada em portaria do Ministério da Saúde no Diário Oficial da União. Ele assume a função após a saída de Fernando Maia em abril e chega com o desafio de acompanhar a implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, que entrou em vigor em 18 de junho.
José Barreto é graduado em Medicina pela Universidade de Pernambuco em 1994 e completou três anos de residência médica em clínica médica na UNICAMP. Ele é especialista em oncologia clínica pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, tendo obtido seu doutorado na UNICAMP entre 1998 e 2002. Barreto foi professor visitante na Universidade da Califórnia em San Francisco de 2012 a 2014.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer por ano no triênio 2023-2025. No entanto, o último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), com dados atualizados de 185 países, projeta que o Brasil registrará 1,15 milhão de novos casos até 2050.
Recebar nossa Newsletter
NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.