Idec e Procon/SP pedem regulação de planos de saúde coletivos
Idec e Procon/SP pedem regulação de planos de saúde coletivos
Órgãos de defesa do consumidor apontam que falta de regulação de planos coletivos traz distorções e desequilíbrios que prejudicam os consumidores
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Fundação Procon de São Paulo assinaram um compromisso para trabalhar em conjunto em prol da regulação de planos de saúde coletivos. O objetivo é chamar a atenção das autoridades para a necessidade de regulamentar este segmento do mercado.
Dentre as demandas, as entidades propõem medidas como a proibição do cancelamento unilateral de contratos pelas empresas, a padronização das cláusulas de reajuste em todos os contratos coletivos, e a criação de uma regra de reajuste por agrupamento para todos os planos coletivos de adesão. Também buscam garantir a apresentação completa do contrato e dos dados de cálculo de reajuste e sinistralidade aos consumidores, igualar os planos de MEI aos individuais, e permitir a venda direta de planos coletivos aos consumidores sem intermediários.
Em nota conjunta, Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP, e Carlota Aquino Costa, diretora executiva do Idec, destacam a importância da regulação para proteger os consumidores, especialmente em práticas como cancelamento unilateral e reajustes altos. “Autoridades como a ANS, o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça precisam atuar para dar uma resposta satisfatória à sociedade, no sentido de limitar a liberdade excessiva que os planos têm”, afirma Costa.
Os órgãos apontam que os planos coletivos, que representam mais de 80% do mercado, atualmente não são regulados pela ANS, causando “distorções, desequilíbrios e riscos para todos os consumidores destes serviços”.
A parceria também inclui a promoção de diálogos com autoridades e a realização de seminários, começando na segunda quinzena de abril, para discutir a regulação dos planos coletivos.
Recebar nossa Newsletter
NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.