O poder revolucionário da IA nos cuidados médicos

O poder revolucionário da IA nos cuidados médicos

Em artigo exclusivo, Walter Hildebrandi, CTO da Zendesk, aborda o potencial da IA na relação com pacientes e traz insights sobre a percepção de líderes de customer experience (CX)

By Published On: 18/09/2024
IA nos cuidados médicos

Foto: Adobe Stock Image

No atual cenário da saúde brasileira, a discussão sobre a utilização de inteligência artificial se dá, em sua maioria, no âmbito da análise de dados (sejam eles simples ou complexos) para a realização de diagnósticos cada vez mais assertivos e precoces. Entretanto, ainda existe um espaço de melhoria sem receber a atenção devida: como a tecnologia pode aprimorar a relação entre pacientes e instituições ou profissionais de saúde, e qual seria o impacto na prevenção de doenças ou na eficiência da recuperação desse paciente?

A capacidade que a inteligência artificial possui de processar grandes volumes de dados e fornecer insights em tempo real permite uma personalização sem precedentes na jornada do paciente. Isso significa que, pela primeira vez na história, o atendimento ao paciente pode começar muito antes dele efetivamente chegar em um consultório ou hospital.

A IA pode ser uma grande aliada no registro de sintomas e exames médicos do paciente, usando todos esses dados para prever problemas ou recomendar ações preventivas. Tudo isso no âmbito online e sem um atendimento guiado por um humano. Esses dados de monitoria são riquíssimos e trazem mais eficiência e precisão no momento de um atendimento presencial, seja ele de emergência ou de rotina por um profissional da saúde.

De acordo com o mais recente estudo da Zendesk “O futuro do CX viabilizado por IA“, 93% dos líderes de experiência do cliente (CX) no Brasil acreditam que, muito em breve, cada interação com o paciente será instantaneamente personalizada, refletindo quem é esse indivíduo e suas necessidades específicas.

Essa personalização é crucial em um setor no qual o cuidado individualizado pode ser fator relevante no sucesso do diagnóstico ou tratamento oferecido. A IA está sendo vista não apenas como uma ferramenta tecnológica, mas também como uma solução estratégica para a melhor recuperação do paciente e o suporte de qualidade 24/7.

Desafios e soluções na implementação da IA na saúde

Embora a perspectiva seja promissora, a implementação da IA na saúde não está isenta de desafios. Entre as principais preocupações dos líderes de CX estão a integração da IA sem perder o toque humano no atendimento, a garantia da privacidade e segurança dos dados dos pacientes e a incorporação de novas tecnologias nas plataformas existentes de atendimento.

Entretanto, esses mesmos líderes se mostram otimistas em relação ao futuro. Cerca de 91% dos brasileiros acreditam que a IA será benéfica para os negócios, e 87% concordam que o volume de interações no atendimento ao paciente aumentará significativamente nos próximos anos, impulsionando soluções automatizadas e inteligentes. Esses líderes estão comprometidos em fortalecer as bases da experiência do paciente, investindo em novas tecnologias, expandindo o uso da IA e da automação, e aprimorando as opções de autoatendimento.

Uma estratégia de inovação baseada em IA é o primeiro passo para moldar essa transformação na experiência do paciente. Ela deve incluir a infusão da IA em cada interação, a personalização instantânea das experiências e a integração de novas tecnologias, como IoT e realidade aumentada, para criar experiências mais ricas e imersivas.

Além disso, a transparência e a segurança devem ser sempre colocadas no centro da jornada do paciente. Os gestores de CX acreditam que medidas de segurança, como verificações biométricas, serão integradas de forma transparente nas interações com os pacientes, garantindo uma proteção mais robusta enquanto mantêm a facilidade de uso.

Um dos aspectos mais interessantes da adoção da IA na saúde é sua capacidade de humanizar a experiência do paciente. Ao contrário do temor de que a IA despersonalize o atendimento, 63% dos líderes de CX na saúde acreditam que a IA generativa está tornando as interações digitais mais eficientes e humanas. Chatbots evoluídos estão se transformando em agentes digitais capazes de realizar tarefas específicas de serviço, mantendo a personalidade da marca e criando conexões emocionais mais fortes com os pacientes — o que também facilita a satisfação do paciente no momento do atendimento presencial.

O impacto da IA na saúde já é profundo, mas está apenas começando. À medida que hospitais e instituições de tratamento continuam a explorar e implementar essas tecnologias, a promessa de uma experiência do paciente mais personalizada, segura e eficiente se torna cada vez mais real. A IA não apenas melhora a eficiência operacional, mas também coloca o paciente no centro do cuidado, garantindo que cada interação seja significativa e personalizada, estabelecendo um novo padrão para a experiência do paciente em um momento tão importante para a vida dele.

*Walter Hildebrandi é Chief Technology Officer da Zendesk para a América Latina

Walter Hildebrandi

Walter Hildebrandi é Chief Technology Officer da Zendesk para a América Latina

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Walter Hildebrandi é Chief Technology Officer da Zendesk para a América Latina

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NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

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