Homens estão retornando aos consultórios de urologia, aponta levantamento

Especialistas reforçam a importância do Novembro Azul para promover a realização de exames preventivos visando o combate às doenças da próstata.

61
homem-consultório

Após um período de queda generalizada na realização de exames em 2020, um novo levantamento do Hcor aponta que os homens estão retornando aos consultórios de urologia. Em comparação ao ano anterior, a procura por exames de PSA aumentou em 22% entre janeiro a setembro deste ano.

Entretanto, a chegada da crise sanitária no Brasil acarretou em uma queda brusca na realização destes exames. Os dados de epidemiologia do Hcor apontaram para uma queda de 20% na coleta de exames PSA quando comparado os anos de 2019 e 2020. Por este motivo, os especialistas reforçam a importância do Novembro Azul para a promoção dos cuidados com a saúde entre os homens.

O Antígeno Prostático Específico (PSA) é usado para rastrear o câncer de próstata em homens sem sintomas da doença. Nos casos diagnosticados precocemente, as chances de cura chegam a até 90%. Além de avaliar se há ou não a presença de um câncer, o PSA também identifica demais doenças da próstata, como prostatite – infecção ou inflamação da próstata – e hiperplasia prostática benigna, condição caracterizada pelo aumento de tamanho da glândula,

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 65,8 mil novos casos de câncer de próstata devem surgir a cada ano do triênio 2020-2022 no Brasil. Portanto, apesar da retomada dos homens aos consultórios, é necessário continuar a enfatizar a importância dos exames preventivos, seja de sangue ou toque, e da busca por atendimento médico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui