GRAACC e Fleury firmam parceria para análise de exames e fluxos digitais visando a eficiência no diagnóstico
GRAACC e Fleury firmam parceria para análise de exames e fluxos digitais visando a eficiência no diagnóstico
Parceria promove a implementação de métodos de análises clínicas de última geração e novos processos tecnológicos, além de contar com assessoria médica
O Hospital do GRAACC, de São Paulo, SP, especializado no tratamento oncológico infantojuvenil, firmou no último mês uma parceria com o Fleury para o processamento de alguns tipos de exames, além de assessoria médica e fluxos digitais. O objetivo da colaboração é trazer celeridade e há expectativa de ganhos de até 40% nos processos diagnósticos.
A novidade surge em um momento estratégico para o hospital do GRAACC, que prevê aumentar seu número de leitos para 84 até o fim do ano — hoje são 58. A expansão de novos leitos para atender mais crianças e adolescentes com câncer deve ser feita através da realocação de espaços. Sua farmácia, por exemplo, foi retirada de dentro do hospital para dar mais espaço para leitos. Neste contexto, ganhar eficiência era um dos desafios do GRAACC, que enfrenta uma alta demanda de crianças a serem atendidas pelo SUS. A partir disso, surgiu a busca pela parceria com o Fleury, que começou a ser azeitada no final de 2021.
“Com a parceria, aceleramos o tempo de resposta e, assim, as crianças podem ficar menos tempo dentro do hospital e têm menos chances de desenvolver complicações”, relata André Luis Negrão Albanez, CEO do Hospital GRAACC.
Os exames envolvem espectrometria de massas, biologia molecular, citometria de fluxo e identificação de microrganismos pelo método Maldi-Tof – técnica para identificar proteínas de bactérias -, em conjunto com a assessoria médica para auxiliar na busca pelo diagnóstico dos pacientes atendidos pelo hospital. Muitos deles já estão em funcionamento dentro da instituição hospitalar.
As inovações implementadas neste processo podem ter impacto no tempo de internação do paciente e no menor custo da operação, garantindo o uso de medicamentos corretos em tempo adequado. Isso pode ser observado, por exemplo, no próprio processo de detecção de agentes patógenos. Antes, o hospital utilizava técnicas tradicionais como o de semeadura e placas de cultura para identificação dos microrganismos, o que exigia aguardar o agente crescer para realizar a verificação. Agora, esse processo de identificação será mais rápido com os novos métodos, o que trará celeridade ao diagnóstico.
Gustavo Stuani, diretor de Operações e Negócios B2B do Grupo Fleury, comenta que foi possível chegar em modelos interessantes do ponto de vista operacional e que o acesso aos melhores métodos do Fleury facilita um diagnóstico rápido e preciso da doença. “Além de seguirmos todos os critérios de qualidade, o Fleury é o único laboratório da América Latina que tem a certificação CAP ISO 15.189. Um dos requisitos desta certificação é justamente prevenir desvios, não só contê-los quando acontecem. Colocar tudo isso à disposição do GRAACC é um motivo de muito orgulho para nós, porque o propósito do hospital está muito alinhado com aquilo que o grupo Fleury acredita.”
Assessoria e fluxos digitais fazem parte da parceria entre GRAACC e Fleury
Tempo e precisão são elementos que fazem a diferença na jornada do paciente com câncer, e com o público do hospital do GRAACC não é diferente. Os novos métodos pretendem melhorar esses indicadores durante o cuidado dos pacientes. “Para nós, essas variáveis são fundamentais. O aprimoramento de processos permite que nós tratemos melhor as nossas crianças quando surge uma infecção, por exemplo. Em menor tempo e com maior exatidão, conseguimos ter o diagnóstico dessa criança infectada e tratá-la, lembrando que são crianças imunodeprimidas, ou seja, que possuem uma imunidade comprometida”, comenta Albanez.
Além de um aprimoramento nos métodos de análises clínicas, a parceria também promove uma mudança no fluxo do hospital. Isso acontece a partir da digitalização de processos como a emissão de etiquetas primárias e o retorno de laudos para a origem, entre outros.
Segundo o diretor de Operações e Negócios do Fleury, todo o processo do hospital passa, agora, a ser digital: “O médico faz a prescrição no computador dele, eu recebo no meu sistema, processo a amostra e devolvo o resultado em sistema na tela do médico. Não temos trânsito de papel, não tem risco de troca dessa amostra, de troca desse resultado, porque não há manipulação no meio desse processo.”
No caso da assessoria médica, um dos elementos promovidos pela colaboração, Stuani explica que funcionará nas duas vias: tanto o assessor médico especialista do Fleury pode se comunicar com o médico demandante como o médico pode consultar a assessoria caso tenha alguma dúvida no exame. A assessoria pode ainda direcionar o atendimento a outros especialistas para discutir o caso.
O Hospital do GRAACC e Fleury avaliam que há a possibilidade de ampliar a colaboração para novas áreas do cuidado com o paciente. É um movimento que o GRAACC tem feito, como em outra parceria firmada com a Fundación MAPFRE para promover a continuidade da educação de seus pacientes oncológicos infantojuvenis. A ideia é que eles recebam, entre outras coisas, acompanhamento educacional personalizado enquanto estão em tratamento.
Recebar nossa Newsletter
![Design sem nome](https://futurodasaude.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Design-sem-nome.jpg)
NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.