Futuro Explica #3: como as fake news afetam a saúde?
Futuro Explica #3: como as fake news afetam a saúde?
As fake news às vezes parecem inofensivas. Vemos uma notícia […]
As fake news às vezes parecem inofensivas. Vemos uma notícia absurda ou recebemos algum link no WhatsApp e achamos que é só mais uma besteira, que não afeta ninguém, mas a realidade é bem diferente disso: as fake news afetam a saúde em seus vários aspectos.
Inúmeras vezes, elas são as responsáveis por diminuir a adesão a tratamentos, pela baixa cobertura vacinal, por atrapalhar a relação entre médico e paciente e também por interferir na busca por ajuda.
Esses são apenas alguns dos vários problemas das fake news relacionados à saúde. Mas existem alguns passos que podem ser tomados para evitar cair nelas e diminuir o risco de disseminar alguma informação falsa.
Confira vídeo completo no YouTube:
Recebar nossa Newsletter
NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.