Farmacêutica desenvolve aplicativo para novas usuárias de DIU

Com o objetivo de auxiliar principalmente as usuárias de DIU hormonal, o novo aplicativo da Bayer usa inteligência artificial para tirar dúvidas e prever quando será o período de menstruação.

188

A Bayer lançou um aplicativo para usuárias de dispositivos intrauterinos (DIU) chamado MeuDIU. O app utiliza inteligência artificial (IA) e tem como objetivo auxiliar as pacientes que aderiram recentemente ao método, em especial aquelas que utilizam DIU hormonal, visto que o período de adaptação pode gerar dúvidas. Segundo a empresa, a plataforma desenvolvida é a primeira no mercado para este público.

Com mais de 70% de precisão, a tecnologia do aplicativo trabalhará para prever o ciclo menstrual de cada usuária, de acordo com os dados que esta fornecer ao longo do uso. Além disso, também oferece informações gerais, como vídeos explicativos, curiosidades, como funciona, forma de colocar, demais dúvidas comuns e lembrar a usuária quando retornar ao consultório médico para realizar o acompanhamento.

O MeuDIU é uma plataforma gratuita e pode ser baixada em qualquer loja de aplicativo. Para acessá-lo, é necessário que o paciente solicite ao seu ginecologista um código pessoal e intransferível, que deve ser inserido logo após obter o app.

“Apesar das orientações que damos no consultório, nós percebemos que as pacientes ainda apresentam muitas inquietações durante a adaptação ao DIU hormonal, principalmente em relação ao fluxo menstrual. Por isso, decidimos oferecer um aliado adicional a elas, que as acompanhe no dia a dia e traga ainda mais segurança nesse período”, comenta Dra. Thais Ushikusa, ginecologista, obstetra e Gerente Médica de Saúde Feminina na Bayer Brasil.

Segundo a farmacêutica, o aplicativo demonstra ter uma das maiores taxa de sucesso no que se propõe a fazer, em comparação a outros do mesmo ramo que também utilizam IA. Para chegar a essa conclusão e desenvolver a aplicação foram realizados dois ensaios clínicos, onde foram analisados os primeiros meses de adaptação de mulheres que optaram por utilizar o DIU hormonal. Os cientistas conseguiram comprovar que de fato existe um padrão graças aos dados oferecidos pelas participantes — como a idade, condições de saúde, processo de adaptação, intensidade do fluxo menstrual e outros elementos. Assim, obtém-se a previsão de quando será o próximo período menstrual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui