Exames laboratoriais: o impacto da tecnologia nas análises clínicas

Exames laboratoriais: o impacto da tecnologia nas análises clínicas

As inovações tecnológicas das últimas décadas trouxeram mais agilidade e eficiência para os exames laboratoriais.

By Published On: 12/11/2024
exames laboratoriais

Foto: Adobe Stock

O uso de tecnologia foi absorvido pela área da saúde de forma irreversível. O setor de exames laboratoriais foi um dos mais afetados. As inovações das últimas décadas trouxeram mais agilidade e eficiência para os laboratórios, o que se traduz em resultados confiáveis, economia e uma melhor experiência por parte dos pacientes.

Mas o que são exames laboratoriais? São testes feitos em um laboratório de análises clínicas com o objetivo de investigar um problema de saúde, auxiliar em um diagnóstico ou acompanhar a evolução de uma doença. Abrangem desde exames de sangue até exames ginecológicos como o papanicolau. 

Os laboratórios de análises clínicas possuem alta rotatividade de exames. Além da automatização, a tecnologia deixa os exames mais precisos e padronizados, colaborando junto aos profissionais na hora de fornecer um diagnóstico correto. 

Vantagens de uso de tecnologia nos exames laboratoriais

Com tantos programas avançados e automatizados, o laboratório consegue atender um paciente com uma otimização muito maior. Esse atendimento abrange desde a recepção de uma pessoa até a emissão do seu respectivo laudo, que também passa a ser mais assertivo com os softwares cada vez mais desenvolvidos. 

Eficiência em todas as etapas

A recepção pode realizar seu atendimento com telas mais fáceis de entender, diminuindo as horas de treinamento de equipe. O cadastro do paciente e requisição de exames laboratoriais é feito com foto e biometria dele, deixando-o seguro em relação ao atendimento e confiante em relação ao exame, que por sua vez tem muito menos chances de troca. Já o tempo de cadastro diminui com alguns recursos automatizados.

Além disso, os diagnósticos tendem a ser entregues de forma mais segura, com o armazenamento de dados que indica o nome de quem pegou o resultado, data e hora. O resultado de um exame também pode ser fornecido por e-mail e SMS, se o paciente assim autorizar.

É importante ressaltar que, para atingir esse nível de atendimento, o gestor de laboratório precisa ter muita atenção nos mais diversos setores do local. A rotatividade de pacientes, exames e profissionais é muito grande, por isso ele não deve poupar na hora de escolher um bom software que organize todos os setores e realize os processos de forma rápida. Uma empresa competitiva precisa prestar um bom atendimento aos seus pacientes, e para isso ela precisa ter qualidade, segurança e agilidade, não só na hora do atendimento do paciente, mas também na requisição, coleta, execução dos exames laboratoriais e diagnósticos. Só assim o estabelecimento fideliza seus clientes.

exames laboratoriais

Foto: Adobe Stock

Tendências para exames laboratoriais

Para chegar o mais próximo possível da garantia de diagnósticos corretos, os laboratórios precisam estar a par das tendências de tecnologia nos exames laboratoriais. Os gestores deveriam sempre se informar e buscar novas tendências para poder investir em tecnologia e deixar o seu serviço ainda mais diferenciado para os pacientes. 

Separamos aqui algumas tendências para exames laboratoriais.

Aconselhamento genético

medicina personalizada, exames laboratoriais

Foto: Adobe Stock

Muitas pessoas se preocupam com as suas heranças genéticas, principalmente quando seus pais, avós e demais familiares possuem doenças hereditárias ou genéticas graves. O aconselhamento genético é um processo que pode identificar mudanças genéticas no paciente antes mesmo de uma provável doença aparecer ou começar a se manifestar, possibilitando a sua cura com muita antecedência. 

Ele descobre falhas nos genomas e consegue identificar pessoas com alterações hereditárias. A alteração, por sua vez, pode prever o surgimento de alguma doença. 

Além disso, o aconselhamento genético é capaz de cruzar a genética de um homem e uma mulher, juntamente com a de seus familiares e prever possíveis predisposições de doença que o futuro bebê poderá ter. 

Através de uma consulta, o paciente relata seu cotidiano e hábitos de vida e saúde, bem como os de seus familiares de primeiro e segundo grau. Uma árvore genealógica é montada e, junto com ela, alguns exames laboratoriais também são feitos. Assim, é realizado um mapeamento, dependendo do objetivo da pessoa. 

Trata-se de uma tendência que está se disseminando muito, pois todos querem uma vida mais saudável – não somente agora, mas também no longo prazo. Então, se um laboratório pretende seguir essa tendência, ele precisa se preparar não somente com um maquinário de alta tecnologia, como também com profissionais qualificados, como um geneticista.

 

Food Detective

Esse é um procedimento feito através de exame de sangue. Disponível no Brasil há cerca de três anos, consegue identificar intolerâncias para quase 60 tipos de alimentos através de apenas uma gota de sangue coletada do paciente. Assim, está ligado à medicina preventiva. O resultado sai em até uma hora, e muitos pacientes podem ser beneficiados. 

Uma pessoa que sofre de ansiedade, por exemplo, pode passar pelo Food Detective e receber a recomendação de ingerir uma quantidade maior de zinco na sua alimentação, reduzindo esse sintoma parcial ou totalmente. Pacientes podem receber uma nova dieta ou reeducação alimentar. Assim, podem minimizar ou eliminar diversos quadros ou sintomas que nos incomodam no dia-a-dia. Um exemplo muito corriqueiro que pode ser minimizado é a Tensão Pré-Menstrual (TPM) nas mulheres.

Sistemas de gestão integrada

Essa tendência faz os processos nos exames laboratoriais ficarem mais ágeis. Os programas do laboratório se integram entre si, gerando informações mais velozes e ao mesmo tempo mais seguras, permitindo, por exemplo, que um paciente saiba o dia correto em que seu exame fica pronto. 

Como a tecnologia está em constante avanço, as máquinas e programas precisam de testes e atualizações periódicas para que estejam sempre dentro do padrão internacional e, consequentemente, sejam referência em exames laboratoriais. Além disso, pode-se complementar e otimizar ainda mais esse contexto com um sistema de gerenciamento. Isso deixa a produtividade da equipe ainda maior.

Automação laboratorial

verticalização na saúde, exames laboratoriais

Integra a área de tecnologia com automatização. Muitos laboratórios estão adotando essa tendência. Exames laboratoriais que são feitos por um sistema de automação laboratorial possuem muitos benefícios. Um deles é a minimização de erros (comparando com aparelhos que não são automatizados). Também exigem menor quantidade de amostra para a coleta, o que tende a dar resultados muito mais ágeis e eficazes.

Computação em nuvem 

Também chamada de Cloud Computing, é uma tendência de tecnologia que armazena e gerencia todos os dados na nuvem. Ou seja, que pode ser acessada pela internet de qualquer lugar. Médicos e profissionais podem possuir autorização de acesso para entrar no sistema. Um exame laboratorial de radiologia armazenado na nuvem reduz custos de impressão e resíduos e é ecologicamente correto. Além disso, possibilita o compartilhamento entre diversos profissionais para fins de análise.

Conteúdos gratuitos no Futuro da Saúde

Por fim, gostou deste artigo sobre exames laboratoriais? Então, aqui no site do Futuro da Saúde, você encontra mais conteúdos gratuitos sobre ciência, medicina e negócios em saúde. Nos acompanhe também no Instagram e Youtube e confira o Instagram da nossa diretora, a jornalista Natalia Cuminale.

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

About the Author: Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

Leave A Comment

Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

Artigos Relacionados

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.