Evidências de vida real: uma nova abordagem para a saúde – Futuro Explica

Evidências de vida real: uma nova abordagem para a saúde – Futuro Explica

O mais recente episódio de Futuro Explica aborda como as evidências de vida real podem contribuir para avanços em diversas áreas da saúde

By Published On: 10/07/2023
Evidências de Vida Real - Futuro Explica

Você já se perguntou sobre o poder transformador dos dados de vida real na área da saúde? Uma nova tendência está surgindo, focada em evidências coletadas a partir de diversas fontes, como aplicativos de celular e registros hospitalares, para complementar os estudos clínicos tradicionais. Essas informações oferecem uma visão mais ampla do impacto dos tratamentos na vida dos pacientes, indo além dos simples resultados de exames.

Essa inovação está redefinindo a maneira como a área da saúde toma decisões cruciais. Imagine descobrir efeitos adversos desconhecidos até então e propor melhorias significativas na qualidade de vida. Essas evidências possuem implicações de extrema relevância, afetando desde a aprovação de medicamentos até a implementação de políticas públicas e as negociações com a indústria farmacêutica.

Embora enfrentemos desafios na coleta e regulamentação dos dados, os órgãos reguladores estão atentos a essa abordagem inovadora, buscando maneiras de avançar nesse campo e impulsionar a pesquisa e aprimorar os cuidados de saúde. Há o potencial de que os dados ou evidências de vida real representem uma nova era, enriquecendo o conhecimento, ampliando a eficiência e até mesmo reduzindo custos para o sistema.

Confira mais sobre esse tema no Futuro Explica dessa semana:

https://youtu.be/tRQmJdI_-Y8
Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

About the Author: Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

Leave A Comment

Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

Artigos Relacionados

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.