Eu já estive em Júpiter

Quais são as diferenças entre as ideias delirantes e um quadro com nome parecido, o 'delirium'?

99

Se você ouvir de alguém que já visitou o planeta Júpiter, certamente pensará que a pessoa ou está brincando ou sofre de algum problema psiquiátrico.

Se realmente alguém acredita que isto ocorreu, podemos estar diante de um quadro de delírio.

Ideias estranhas ou ideias fixas são classificadas como transtornos do conteúdo do pensamento. O delírio é um transtorno do pensamento e pode manifestar-se de modos diferentes, como ideias que valorizam doenças (hipocondria), medos excessivos (fobias) e ideias supervalorizadas e impossíveis, como é o caso de afirmarmos que viajamos ao planeta Júpiter.

Aproveito para diferenciar o delírio e as ideias delirantes de um quadro com nome parecido, porém diferente, que é o “delirium”.

O delirium é também conhecido como um estado confusional agudo e geralmente caracteriza-se por alterações na atenção, orientação, memória, comportamento e consciência, podendo ser flutuante (períodos de melhora e piora). Geralmente acomete pacientes debilitados, hospitalizados e idosos (muitas vezes durante infecções). Chamo a atenção para o delirium, pois é uma emergência médica e quando há suspeita do mesmo, um médico ou serviço de saúde deve ser procurado.

Agora que você já conhece as diferenças entre delírio e “delirium”, posso confessar aos leitores que eu já estive em Júpiter. Não, eu não estou delirando!

Eu não disse que estive no planeta Júpiter e sim, na cidade de Júpiter.

Esta cidade existe e fica no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

Tem 55 mil habitantes e situa-se no condado de Palm Beach e, segundo o guia turístico “Trip Advisor”, tem até alguns pontos turísticos, como um santuário ecológico e uma praia para cachorros.

Portanto, eu já estive em Júpiter e posso provar! Quem sabe, quando você tiver a oportunidade de ir a Miami ou Orlando, não possa visitar a cidade e também dizer, sem estar delirando, que já visitou Júpiter?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui