Pesquisadores do MIT desenvolvem teste de urina que pode detectar câncer

Pesquisadores do MIT desenvolvem teste de urina que pode detectar câncer

Pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) publicaram na Revista Nature […]

By Published On: 17/05/2023
Novo estudo do MIT sobre detecção de câncer por teste de urina

Pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) publicaram na Revista Nature um estudo com resultados promissores para detectar câncer por meio de um simples teste de urina. Para desenvolver a ferramenta, os autores da pesquisa produziram um novo tipo de nanopartícula, que funciona como um sensor capaz de detectar diferentes proteínas de cânceres.

Ao encontrar um tumor, as nanopartículas liberam sequências curtas de DNA que interagem com enzimas específicas. Estas enzimas são um subproduto da replicação imperfeita de células cancerígenas que acabam indo parar na corrente sanguínea e, posteriormente, no sistema urinário. Excretadas para fora do corpo pela urina, as sequências podem então ser lidas por uma espécie de tira absorvente, que é capaz de reagir à presença das nanopartículas, mudando de cor — algo similar ao teste caseiro de Covid. Segundo os autores, é uma solução pensada para ser acessível.

Para o MIT News, Sangeeta Bhatia, um dos autores do estudo, afirma que a ideia é “inovar no sentido de de disponibilizar uma tecnologia para sistemas de médio e baixo recursos. Fazer uma solução em um tira de papel faz parte do nosso objetivo de democratizar o diagnóstico e criar tecnologias baratas que possam dar uma resposta rápida no ponto de atendimento”.

Embora os biomarcadores de câncer sejam muitas vezes difíceis de detectar, as nanopartículas sintéticas desenvolvidas neste estudo podem ser usadas para amplificar esses sinais e relatar os tipos de câncer e como eles estão progredindo — e até mesmo de detectar uma metástase. Isso foi feito por meio da tecnologia de edição de genes CRISPR. 

As nanopartículas foram testadas em camundongos por meio de uma injeção. E, segundo os pesquisadores, elas podem futuramente ser desenvolvidas para serem ingeridas por via oral, por meio de um inalador ou como um tratamento local, como um creme.

Apesar dos resultados otimistas dos pesquisadores, ainda não há previsão de lançar o produto, já que o experimento ainda precisa realizar testes com humanos. 

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

About the Author: Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

3 Comments

  1. juliana 01/11/2023 at 20:25 - Reply

    I really liked your website, congratulations on the content
    gostei muito do seu site parabéns pelo conteúdo

  2. julian 02/11/2023 at 05:41 - Reply

    verygood the website i like it so much
    gostei muito do seu site parabéns

  3. mateus 14/11/2023 at 20:29 - Reply

    your website is very good, I really liked the content
    muito bom o seu site gostei muito do conteúdo

Leave A Comment

Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

Artigos Relacionados

  • Valter Lima, CEO da CTC
    Valter Lima

    Valter Lima é diretor executivo e empresário, sócio da CTC. Graduado em administração de empresas e pós-graduado pela Fundação Dom Cabral, também participou do Business Executive Program na Universidade de Stanford.

  • Isabelle Manzini

    Graduada em jornalismo pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Atuou como jornalista na Band, RedeTV!, Portal Drauzio Varella e faz parte do time do Futuro da Saúde desde julho de 2023.

  • Fernando Maluf

    Diretor Associado do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo, membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e fundador do Instituto Vencer o Câncer. É formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde hoje é Livre Docente. Possui Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especialização no Programa de Treinamento da Medical Oncology/Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em New York.

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.