Fleury avança em estratégia de abrir pontos focados em especialidades
Fleury avança em estratégia de abrir pontos focados em especialidades
São nove centros integrados em São Paulo, de medicina diagnóstica em áreas específicas como endometriose e cardiologia e neurovascular, além dos "Novos Elos", com soluções ambulatoriais
Apesar do cenário econômico global desafiador, o setor de saúde mantém um crescimento sólido, impulsionado pelo aumento de fusões e aquisições. Seguindo esse movimento, o Grupo Fleury, que nasceu há 98 anos como um pequeno laboratório de análises clínicas, tem diversificado sua oferta de serviços para acompanhar a crescente demanda do mercado. Desde 2017, a empresa intensificou sua estratégia de aquisições, com foco na medicina diagnóstica. A mais recente foi a compra dos laboratórios Confiance, em Campinas, por R$ 130 milhões, ampliando sua atuação no interior paulista.
As aquisições têm um objetivo claro: promover eficiência, atendendo às mudanças demográficas e às crescentes demandas por serviços de saúde. Dentro dessa estratégia, a vertical “Novos Elos” se destaca em soluções ambulatoriais em áreas como ortopedia, oftalmologia, fertilidade e infusões. Além disso, nove Centros Integrados do Fleury em São Paulo seguem a tendência de especialização, com abordagem interdisciplinar, ao reunir profissionais altamente qualificados em um único local. Dessa forma, oferecem soluções avançadas para cada necessidade médica, com o apoio de uma equipe especializada.
“Se olharmos para outros países, veremos que a abordagem de oferecer medicina diagnóstica de forma integrada em uma única unidade de atendimento não é comum”, comenta Edgar Gil Rizzatti, presidente da Unidade de Negócios Médico, Técnico, de Hospitais e Novos Elos do Grupo Fleury. “Isso não acontece nos Estados Unidos, nem na Europa; trata-se de uma abordagem muito característica do Brasil. Nos primórdios desse movimento, o Fleury deu contribuições significativas e, com essa perspectiva, começamos a trabalhar de maneira cada vez mais multidisciplinar”, explica.
Nos centros integrados, a equipe médica tem como principal objetivo assegurar a resolução diagnóstica e o encaminhamento adequado de cada caso. Os exames e serviços são concentrados em um único período, oferecendo aos pacientes mais agilidade, conveniência e segurança. “Desenvolvemos ambientes focados no acolhimento e no diagnóstico resolutivo, um conceito que permeia todos os centros da nossa rede”, destaca Patrícia Maeda, presidente da Unidade de Negócios B2C do Grupo Fleury.
Centros Integrados: alinhando tendências de saúde ao cenário de mercado
Um dos centros mais recentes inaugurados foi o Fleury Endometriose, aberto em outubro, especializado no diagnóstico avançado da doença e no suporte ao tratamento multidisciplinar. Globalmente, 200 milhões de mulheres são afetadas pela condição, sendo 7 milhões no Brasil. Segundo Patrícia, no setor privado de saúde, a especialidade movimenta R$ 2,7 bilhões, dos quais R$ 1,1 bilhão são destinados a exames.
“Criamos esses serviços para garantir maior facilidade e ampliar a oferta de cuidados de saúde mais direcionados, evitando que o problema se postergue e se torne uma situação mais crítica, que, posteriormente, exigirá um tratamento de maior complexidade.”, afirma Maeda.
Nos centros integrados, profissionais de excelência estão reunidos em um único local, o que representa um diferencial estratégico. Com o apoio das mais avançadas tecnologias médicas, esses espaços têm o objetivo de resolver de forma eficaz os problemas específicos de cada área de atendimento: tireoide, osteomuscular, cardiologia e neurovascular, saúde da mulher, alergia e imunologia, dermatologia, endometriose, infusões e neurologia.
Conforme Patrícia, a criação de novos centros é impulsionada pela identificação de lacunas nos serviços existentes, o que orienta o desenvolvimento de novos produtos e competências. Esse processo assegura que a inovação esteja alinhada às necessidades dos pacientes e às tendências do setor. “Estamos de olho em todas as frentes de tendências”, explica a presidente da Unidade de Negócios B2C do Grupo Fleury, mencionando o envelhecimento da população e o aumento das doenças crônicas.
A análise de tendências do mercado e das demandas de saúde parte, também, de discussões contínuas com as equipes de trabalho, movimento fundamental para orientar as estratégias do setor. “Estamos sempre observando e discutindo as melhores soluções com nossas equipes médicas, para entender qual é a proposta de valor que podemos oferecer para cada um desses públicos e o que conseguimos proporcionar de forma diferenciada.”
Os centros adotam o conceito de one-stop-shop, especialmente relevante em grandes cidades como São Paulo, onde a mobilidade e a conveniência são essenciais. Essa estratégia oferece maior eficiência, acessibilidade e soluções completas para os pacientes, além de facilitar a prática médica. “Quando você faz isso com uma prestação de serviço de primeira linha, com profissionais de alta competência e com enfoque racional e multidisciplinar, atrai os pacientes”, afirma Edgar Gil Rizzatti.
Ainda segundo Rizzatti, os diferenciais e impactos incluem unidades estrategicamente posicionadas para otimizar a jornada do paciente, um direcionamento multidisciplinar que garante um cuidado integral, com integração entre diagnóstico e tratamento, além de inovação contínua por meio da incorporação de saúde digital e novos modelos de atendimento.
Novos Elos: tratamentos integrados
A partir do sucesso da abordagem integrada em medicina diagnóstica, o Fleury expandiu sua atuação para além do diagnóstico, oferecendo serviços em diversas áreas por meio do conceito de “Novos Elos”. Na ortopedia, por exemplo, uma jornada completa de cuidados é proporcionada ao paciente, oferecendo consultas, exames, tratamentos clínicos e cirúrgicos, além de reabilitação. O objetivo é expandir a presença ao longo do tratamento, a partir de aquisições, com serviços cada vez mais integrados.
Com início nos serviços de diagnóstico e cirurgias de baixa e média complexidade já oferecidos pela marca Fleury, a plataforma de ortopedia do grupo ampliou-se a partir da aquisição da Clínica Vita, em abril de 2021. A nova entrante, com 20 anos de história, adicionou ao ecossistema serviços de consulta, fisioterapia e reabilitação. Em 2023, o Grupo Fleury lançou a a+ Ortopedia, voltada para o mercado intermediário.
Uma das novidades na área foi a criação de uma solução de inteligência artificial voltada a aprimorar os cuidados ortopédicos. A ferramenta é capaz de identificar achados radiológicos em laudos de tomografia e ressonâncias magnéticas da coluna e já foi aplicada em exames de aproximadamente 17 mil pacientes sob acompanhamento dos profissionais. “Temos usado a inteligência artificial em uma linha para auxiliar a fazer as triagens de uma maneira que seja bastante efetiva. Mas a nossa interação com o paciente é humana”, explica Edgar.
Além disso, tratamentos móveis e domiciliares e telemedicina também compõem essa plataforma de jornada do paciente ortopédico, o que proporciona mais acessibilidade a serviços de saúde. Outro foco desses serviços é na atenção primária e na saúde corporativa, com ênfase na prevenção e promoção da saúde. Alguns atendimentos são feitos diretamente nas empresas, por exemplo.
Atualmente, são realizadas cerca de 70 mil consultas mensais, presenciais e à distância, que incluem pronto atendimento para diversas queixas e consultas especializadas.
A próxima expansão do “Novos Elos” terá como foco a oncologia e pretende integrar especialidades predominantemente ambulatoriais à medicina diagnóstica. Com isso, deve garantir uma jornada de cuidado mais eficiente, segundo Edgar. “Há ali o tratamento clínico ou cirúrgico também, de uma maneira bastante coordenada. E a reabilitação, que muitas vezes acontece nas mesmas unidades. Esse tipo de tratamento traz conforto para o paciente”, explica o presidente de Unidades de Negócios Médico, Técnico e Novos Elos.
Métricas para avaliar o desempenho
Focada em tantas áreas de atuação em medicina e saúde, a avaliação do desempenho dos serviços prestados também é parte integrante da rotina do grupo. Para isso, eles adotam o Net Promoter Score (NPS) como principal indicador de satisfação do cliente, aliado a um acompanhamento contínuo de reclamações e elogios.
Nesse contexto, a política de remuneração variável valoriza tanto a redução de reclamações quanto o aumento de elogios pelo paciente, incentivando, assim, a busca por excelência no atendimento. As boas práticas e os feedbacks positivos dos pacientes são compartilhados semanalmente, fortalecendo a cultura de qualidade e reconhecimento das equipes. “Entendemos que as pessoas aprendem muito mais pelo reforço positivo do que é que nós gostaríamos que elas estivessem fazendo do que pelo punitivo, que são as reclamações”, explica Patrícia.
Edgar complementa que, nas especialidades de doenças específicas, os principais resultados e imagens relacionados a uma situação clínica são consolidados em um único documento, chamado de Relatório de Diagnóstico Integrado.
A resolutividade e a qualidade do atendimento são resultados do estreito contato entre médicos e prescritores. Por meio de uma relação de confiança e colaboração, em diversas situações, os prescritores buscam a opinião dos especialistas sobre casos específicos de pacientes. No seu conjunto, isso garante uma abordagem multidisciplinar para a prática clínica e uma investigação mais completa dos casos, que tem como impacto diagnósticos e tratamentos mais precisos.
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NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.