Qual o papel de prefeitos e vereadores para a saúde? – Futuro Explica
Qual o papel de prefeitos e vereadores para a saúde? – Futuro Explica
Às vésperas das eleições, novo episódio do Futuro Explica apresenta a importância dos cargos municipais para a saúde no Brasil
As eleições municipais estão chegando e os brasileiros vão escolher os prefeitos e vereadores dos mais de 5 mil municípios do Brasil. Embora no período das eleições os políticos apresentem propostas para diversas áreas, a saúde é frequentemente apontada como uma das principais preocupações da população brasileira. Mas qual o real papel destes cargos para a área da saúde e como suas políticas influenciam o bem-estar dos cidadãos? Esse é o tema do novo episódio de Futuro Explica.
O SUS conta com uma gestão tripartite, que envolve federação, estados e municípios, mas são as cidades as responsáveis por fazer os sistemas funcionarem na ponta, ou seja, no contato com o cidadão. São elas, por exemplo, que executam a atenção primária, vacinação, acompanhamento na saúde e encaminhamento para outras esferas. Portanto, o município formula suas próprias políticas de saúde, replica as políticas nacionais e estaduais de saúde e destina os recursos.
Em um cenário de transformações na saúde, que passam pelo envelhecimento, aumento de doenças crônicas e do câncer e necessidade de fortalecimento da atenção primária, os cargos municipais possuem justamente a responsabilidade de executar ações e monitorar o cenário – inclusive reportando dados, em um momento que a saúde discute cada vez mais a importância da interoperabilidade.
Para as eleições municipais de 2024, um levantamento da Futura Inteligência, em parceria com Apex Partners, mostra que, em pelo menos 15 capitais, a população definiu que a saúde deveria ser a prioridade número um dos próximos prefeitos. E não apenas deles: os vereadores também desempenham um papel importante, fiscalizando as políticas de saúde e propondo leis que melhorem o acesso e a qualidade dos serviços.
Confira o episódio completo:
Recebar nossa Newsletter
NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.