Por que as doenças crônicas são uma preocupação para a saúde pública? – Futuro Explica Edição Especial

Por que as doenças crônicas são uma preocupação para a saúde pública? – Futuro Explica Edição Especial

Doenças crônicas não transmissíveis são consideradas um dos principais desafios para a sociedade

Conteúdo oferecido por

Logo Novo Nordisk
By Published On: 10/09/2024
Doenças crônicas não transmissíveis - Futuro Explica Novo Nordisk

Foto: Adobe Stock Image

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) se referem a um conjunto de condições formadas por obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e até a doença de Alzheimer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas são a causa de morte de cerca de 41 milhões de pessoas por ano no mundo. No Brasil, o cenário não é diferente: cerca de 75% dos óbitos no país são causados por doenças crônicas não transmissíveis. O panorama e os desafios das DCNTs são o tema da mais recente edição especial do Futuro Explica.

As causas das doenças crônicas são multifatoriais e incluem hábitos e estilo de vida não saudáveis. A má alimentação e o sedentarismo, por exemplo, têm se traduzido em aumento da incidência das condições. Há ainda o impacto econômico: no caso do sobrepeso e da obesidade, estimativas apontam que os custos relacionados ultrapassarão US$ 4 trilhões até 2035 no mundo. No Brasil, só em 2018, os custos da obesidade, hipertensão e diabetes no SUS foram de R$ 1,4 bilhão.

A agenda da ONU reconhece as doenças crônicas como o maior desafio para o desenvolvimento sustentável. E sua meta, até 2030, é reduzir em um terço as mortes prematuras causadas por essas condições.

Neste contexto, especialistas e pesquisadores apontam a prevenção como melhor caminho para diminuir os impactos e reduzir as graves consequências para a população. Para isso, o mapeamento de dados, como perfil da população, as ações para controle dos focos de doenças crônicas e o acompanhamento, que inclui rastreio, diagnóstico e tratamento – além do acesso a cuidados – são ferramentas que apoiarão a mudança dessa tendência.

Confira a seguir o episódio completo:

BR24NNG00207

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

About the Author: Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

Leave A Comment

Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

Artigos Relacionados

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.