Disque ANS terá redução de sua estrutura e capacidade de atendimento devido a cortes orçamentários

Disque ANS terá redução de sua estrutura e capacidade de atendimento devido a cortes orçamentários

Horário passará a ser das 9h às 17h, uma redução do tempo de atendimento por conta dos sucessivos cortes orçamentários que a agência vem sofrendo 

By Published On: 27/11/2024
Disque ANS passa por redução de estrutura e capacidade de atendimento

Foto: Adobe Stock Image

A partir de 2 de dezembro o Disque ANS reduzirá seus horários de atendimento, passando a funcionar das 9h às 17h, segundo medida comunicada em reunião colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na segunda-feira, 25.  Com essa diminuição, a probabilidade é que o tempo de espera aumente. Os canais de atendimento automático e presencial serão mantidos. O principal meio de comunicação com consumidores de planos de saúde sofre a redução na sua capacidade de atendimento num momento de corte orçamentário da ANS.

A alteração no Disque ANS segue uma redução linear de 25% de todos os contratos firmados pela agência com provedores de bens e serviços decorrentes das contingências orçamentárias. O orçamento previsto para a agência reguladora dos planos de saúde era de R$ 175.257.601,41 para o exercício de 2024, sendo cerca de R$ 120 milhões direcionados para contratos com os provedores e outros serviços. Porém, foi enviado para aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) o valor de R$ 110.759.400,00. A Lei Orçamentária Anual (LOA) foi publicada com um R$106 milhões direcionados para a ANS. Mais cortes ao longo dos últimos meses reduziram esse valor para R$ 88.252.827,00.

Os impactos do corte orçamentário já eram esperados pela agência, como já afirmou Paulo Rebello, diretor-presidente da ANS, em entrevista ao Futuro da Saúde. A agência estava em situação delicada, segundo ele, e realizando “malabarismo” com o orçamento. Os primeiros efeitos seriam em serviços terceirizados, como o canal de atendimento. “Para ajustar isso, não há uma previsão de corte de 20% ou 50%. Tenho que negociar uma redução de 25%, que é o máximo que posso fazer. Então, tudo isso impacta o atendimento na ponta”, comentou Rebello à época, feito que concretizou na reunião da última segunda-feira, 25, que aprovou a redução do serviço.  

De acordo com informação da Agência Brasil, em novembro de 2023 o canal Disque ANS realizava mais de 45 mil atendimentos por mês e tinha 2 minutos de tempo de espera. Desde outubro do ano passado a Contax S.A., empresa especializada em relacionamento com o cliente, realiza o serviço em operação em todo o território nacional.

Isabella Marin Silva
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NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

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