Primeiro, as pessoas ficaram desesperadas com o primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil. Agora, a principal dúvida é sobre o que fazer no caso de viagens programadas para a Europa. É melhor cancelar? Vamos lá.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, Itália, França, Alemanha e Reino Unido já possuem mais de uma dezena de casos confirmados do novo coronavírus. A situação é pior no norte da Itália, na região da Lombardia, com 322 casos. Ontem, o ministro da Saúde recomendou que os brasileiros usem a regra do bom senso na hora de decidir sobre viajar. Se é possível adiar a ida, se a viagem não é extremamente necessária, ele recomenda esperar para ver como o vírus se comporta.
O fato é que os especialistas e as autoridades de saúde pública já estão falando que a disseminação do novo coronavírus não é mais uma questão de se vai acontecer, mas sim de quando vai acontecer. Isso significa que, muito provavelmente, em breve vamos ver crescer o número de casos ao redor do mundo, independentemente do país. “O mundo é conectado. A gente não vai parar a vida porque existe uma gripe. Vamos chegar ao ponto que tanto faz você estar no Brasil ou na Europa”, disse o ministro.
Esse, aliás, é um ponto para ser esclarecido. Para quem está na dúvida sobre viajar e não está disposto a cancelar, é importante saber o nível do risco a que está se expondo. Já sabemos que quem tiver covid-19 pode apresentar sintomas parecidos com o de uma gripe forte. Sabemos também que não há vacina e nem tratamento específico. O risco de morte, segundo os dados atuais, é baixo. A preocupação maior é no caso dos idosos.
Por fim, vamos lembrar o seguinte: por enquanto, não há uma recomendação expressa para não viajar. Agora, se você está doente e com sintomas, a viagem deve ser cancelada. É uma medida básica inclusive para não expor outras pessoas ao vírus. Se voltar de viagem e não estiver se sentindo bem, procure o médico. E não vá visitar seus avós (ou pessoas idosas/com sistema imunológico comprometido) até ter todas as suspeitas descartadas. Para se prevenir do novo coronavírus, o cuidado é o mesmo em qualquer lugar do mundo: lavar bem as mãos, não levar as mãos sujas ao rosto, ficar distante de pessoas com sintomas, evitar aglomerações (como nas atrações turísticas).