Devo cancelar minha viagem para a Europa? Depende.

Por enquanto, não há uma recomendação expressa para não viajar

94
Imagem: Unsplash (jeshoots-com-mSESwdMZr-A-unsplash)

Primeiro, as pessoas ficaram desesperadas com o primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil. Agora, a principal dúvida é sobre o que fazer no caso de viagens programadas para a Europa. É melhor cancelar? Vamos lá.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, Itália, França, Alemanha e Reino Unido já possuem mais de uma dezena de casos confirmados do novo coronavírus. A situação é pior no norte da Itália, na região da Lombardia, com 322 casos. Ontem, o ministro da Saúde recomendou que os brasileiros usem a regra do bom senso na hora de decidir sobre viajar. Se é possível adiar a ida, se a viagem não é extremamente necessária, ele recomenda esperar para ver como o vírus se comporta.

O fato é que os especialistas e as autoridades de saúde pública já estão falando que a disseminação do novo coronavírus não é mais uma questão de se vai acontecer, mas sim de quando vai acontecer. Isso significa que, muito provavelmente, em breve vamos ver crescer o número de casos ao redor do mundo, independentemente do país. “O mundo é conectado. A gente não vai parar a vida porque existe uma gripe. Vamos chegar ao ponto que tanto faz você estar no Brasil ou na Europa”, disse o ministro.

Esse, aliás, é um ponto para ser esclarecido. Para quem está na dúvida sobre viajar e não está disposto a cancelar, é importante saber o nível do risco a que está se expondo. Já sabemos que quem tiver covid-19 pode apresentar sintomas parecidos com o de uma gripe forte. Sabemos também que não há vacina e nem tratamento específico. O risco de morte, segundo os dados atuais, é baixo. A preocupação maior é no caso dos idosos.

Por fim, vamos lembrar o seguinte: por enquanto, não há uma recomendação expressa para não viajar. Agora, se você está doente e com sintomas, a viagem deve ser cancelada. É uma medida básica inclusive para não expor outras pessoas ao vírus. Se voltar de viagem e não estiver se sentindo bem, procure o médico. E não vá visitar seus avós (ou pessoas idosas/com sistema imunológico comprometido) até ter todas as suspeitas descartadas. Para se prevenir do novo coronavírus, o cuidado é o mesmo em qualquer lugar do mundo: lavar bem as mãos, não levar as mãos sujas ao rosto, ficar distante de pessoas com sintomas, evitar aglomerações (como nas atrações turísticas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui