Home Inovação Dados de celulares podem ajudar a prever surtos de Covid-19

Dados de celulares podem ajudar a prever surtos de Covid-19

Pesquisadores canadenses perceberam que é possível utilizar o rastreador de celulares para prever quais regiões terão alta no número de infectados pelo novo coronavírus em um período de até 3 semanas

               
270

Um rastreador de celulares pode ajudar a prever aumento nos casos de Covid-19, segundo estudo publicado no Canadian Medical Association Journal (CMAJ). Utilizando dados anônimos, coletados através do rastreamento de smartphones, pesquisadores canadenses perceberam que é possível utilizar essa informação para prever regiões que terão alta no número de infectados pelo novo coronavírus em um período de até 3 semanas.

Para chegar a esta conclusão, o estudo analisou dados desde o dia 15 de março de 2020 a 6 de março de 2021, levando em consideração também elementos como região que as pessoas moravam e a temperatura média.

Foi observado que, no período de 51 semanas, 888.751 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus. A cada 10% de aumento no número de pessoas circulando em determinada área, foi identificado um aumento de 25% de casos de Covid-19 por semana.

“As medidas que detectam a atividade humana por meio do rastreamento anônimo de smartphones são consideradas indicadores razoáveis ​​de índice de contato fora da própria casa. Essas medidas podem fornecer fontes mais rápidas e confiáveis ​​de informações sobre as taxas de contato em comparação com pesquisas de uso do tempo ou rastreamento de contato”, escreveram os pesquisadores canadenses para o EurekAlert.

A ideia do estudo é que essa forma de rastreamento seja usada pelas autoridades do governo e de saúde pública para a criação de restrições que controlem o aumento no número de casos. Além de orientar em tempo real a adoção de estratégias não-farmacológicas, como distanciamento, etiqueta respiratória e uso de máscaras para o controle da pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui