Cuidados paliativos: uma abordagem para promover qualidade de vida — Futuro Explica

Cuidados paliativos: uma abordagem para promover qualidade de vida — Futuro Explica

Cerca de 56 milhões de pessoas poderiam ser beneficiadas com este tipo de cuidado e tendência é que número continue em expansão

By Published On: 02/10/2023

À medida que o mundo se depara com o envelhecimento acelerado e a proliferação de doenças crônicas, os cuidados paliativos emergem como uma atividade cada vez importante. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 56 milhões de pessoas poderiam ser beneficiados com este tipo de cuidado e a tendência é que esse número continue em expansão. Ao contrário do que muitos pensam, cuidados paliativos não são apenas usados em pacientes em fase terminal e muito menos significa que a equipe médica desistiu de oferecer tratamento. Na verdade, eles têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida, conforto e bem-estar de alguém que esteja passando por algum tipo de condição. Este é o tema do mais recente episódio de Futuro Explica.

O termo é originário do latim “pallium”, que evoca a imagem de um manto, uma espécie de proteção que simboliza conforto, amparo e cuidado. A visão revolucionária da inglesa Cicely Saunders, que trouxe à tona o conceito de hospice no século 21, preconiza um cuidado que vai além do físico, englobando as dimensões psíquicas e sociais do ser humano. Contudo, há um estigma muito intenso ainda relacionado a essa área de atuação – o que representa um dos desafios para o avanço dos cuidados paliativos no Brasil. Para superar essa barreira, uma das saídas é estimular o conhecimento do tema tanto entre profissionais de saúde quanto entre pacientes e familiares.

Além disso, outro desafio é estimular a criação de políticas públicas, que teriam o papel de fomentar a formação de mais especialistas na área, desenhar diretrizes de atuação – por exemplo, com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas, dentre outras especialidades – e garantir que os pacientes que demandem esse tipo de cuidado tenham acesso tanto no sistema público quanto no privado.

Confira o episódio a seguir:

https://youtu.be/pCURndFfR98?si=6ku7dhxxQFznpeYw
Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

About the Author: Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

Leave A Comment

Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

Artigos Relacionados

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.