Covid-19: quando procurar a emergência?

Existem orientações sobre quando é o momento de ir até o pronto-socorro

87

Já ouvimos que os sintomas do novo coronavírus são muito parecidos com os de uma gripe comum. Sabemos também que a maioria das pessoas não vai ter um quadro grave da doença, mas uma parte vai. Agora, como saber se é preciso ir ao pronto-socorro ou fazer o teste? O que fazer se alguém da família tiver sintomas do covid-19 como febre e tosse? O Ministério da Saúde tem orientações para situações específicas.

Quem tiver um quadro leve como coriza e mal estar não precisa correr para o hospital. Nesse caso, a indicação do ministério é ficar em casa, se alimentar bem, beber água e descansar. Se tiver febre e tosse, os dois sintomas ao mesmo tempo, a recomendação é: não espere ficar grave. Com febre e tosse, procure o serviço de saúde.

Agora, se tiver falta de ar – com ou sem febre – vá para a emergência. Esse é um caso que pode ser considerado grave. Não fique esperando em casa se tiver dificuldade para respirar. Vá direto para o hospital.

É preciso proteger especialmente as pessoas mais vulneráveis ao novo coronavírus: os mais velhos e pessoas com doenças crônicas. Em caso de dúvidas, o número oficial do ministério é 136.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui