CES 2024: conheça as tecnologias que foram destaque para saúde

CES 2024: conheça as tecnologias que foram destaque para saúde

Maior feira de tecnologia do mundo lançou tendências em diversas áreas. Inovações prometem melhorar qualidade de vida dos usuários

By Published On: 17/01/2024
CES 2024 destaques BeamO

BeamO, um dos principais destaques de saúde da CES 2024

A CES 2024, maior feira de tecnologia do mundo, ocorreu de 7 a 10 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, e recebeu mais de 4 mil expositores de mais de 180 países. O evento é conhecido por ser uma plataforma de lançamento e exibição de inovações, além de trazer tendências da tecnologia para diferentes setores.

A área da saúde tem ganhado destaque na feira e, por isso, tem atraído executivos do setor que buscam na tecnologia novas soluções para os pacientes. No universo da saúde digital, destacaram-se ferramentas e tecnologias destinadas a reduzir custos,  aumentar o acesso e soluções para resolver problemas de saúde. As inovações incluíram equipamentos digitais para diagnóstico, sono, diabetes, perda auditiva e Parkinson. Confira alguns destaques:

BeamO

O BeamO é um dispositivo médico doméstico que combina um ECG, um oxímetro, um estetoscópio e um termómetro. O aparelho é um dispositivo portátil que pode medir a temperatura corporal, ler os níveis de oxigénio, ouvir o coração e os pulmões, monitorizar a medicação e detectar possíveis problemas cardíacos. 

A tecnologia pertence à empresa Withings. Eric Carreel, fundador e presidente da Withings, afirmou que o BeamO será o termômetro do futuro, permitindo avaliar a temperatura e observar o estado do coração e dos pulmões. 


Imagem Divulgação: Whitings 

 

GyroGlove

A GyroGlove é uma luva que pode ajudar pessoas com tremores crônicos nas mãos, como a doença de Parkinson. A luva utiliza giroscópios para interromper os tremores e aumentar a estabilidade das mãos. O objetivo da GyroGlove é devolver aos utilizadores a independência e a liberdade. 

A tecnologia é da startup GyroGear. A luva tem uma interface amigável, pontos de contacto confortáveis, suportes de grandes dimensões e um conector magnético. 

 

Foto Divulgação: GyroGear

 

Evie ring

 O anel inteligente da empresa Movano Health oferece vários recursos de monitoramento de saúde em um dispositivo discreto que funciona em qualquer dedo. O anel monitora o sono, a frequência cardíaca, níveis de oxigênio no sangue e os passos. É possível também adicionar manualmente detalhes sobre treinos e registrar níveis de energia, além de outros detalhes através de um App.

Foto Divulgação: Movano

 

Nuance Audio

 Os óculos Nuance Audio da EssilorLuxottica foram feitos para pessoas com perda auditiva leve ou moderada. A tecnologia possui alto-falantes embutidos nas armações dos óculos que amplificam o som. Para ajustar o volume, os usuários podem alterar no próprio óculos ou usar um aplicativo. Apesar de não substituírem os aparelhos auditivos, os óculos estão sendo registrados no FDA como um aparelho auditivo de venda livre. 

Foto Reprodução: EssilorLuxottica

 

Coolify Cyber

A empresa Torras apresentou a versão mais recente de seu “ar condicionado de pescoço”. Ele funciona através de uma tecnologia que permite a passagem de uma corrente elétrica entre um semicondutor e uma placa de resfriamento de cerâmica colocada em seu pescoço. A tecnologia é uma opção interessante para ajudar a estabilizar a pressão ou simplesmente refrescar os usuários nas atuais ondas de calor. 

 

Foto Reprodução: Torras

Mobi insulin pump

O aparelho da Tandem é capaz de administrar insulina com precisão. Pode ser utilizado por pacientes com diabetes tipo 1 desde os seis anos de idade. De acordo com a empresa, o Mobi é totalmente controlável a partir de um aplicativo e é o menor sistema automatizado de administração de insulina durável do mundo.

Foto Reprodução: Tandem

 

Pison Ready

 O relógio Pison Ready da Pison Technology utiliza biosensores neurais e inteligência artificial para avaliar funções como o foco, estado de alerta, tempo de reação e a agilidade. Inicialmente, a tecnologia foi desenvolvida para beneficiar pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Foto Reprodução: Pison

 

Praticidade

Pixabay

  • SOSQR Global: plataforma de comunicação de saúde que usa IA para traduzir termos médicos em mais de 20 idiomas.
  • Anura, da Nuralogix Corporation: A ferramenta usa IA para analisar dados como a estrutura facial, a cor da pele e a textura do cabelo para revelar o estado de saúde dos usuários. 
  • foneDx: transforma smartphones em monitores de saúde domiciliar, focando na saúde cardíaca e pulmonar.
  • Vivoo’s at-home urine tests: A Vivoo , empresa de tecnologia de saúde que faz testes de urina em casa com um aplicativo parceiro, anunciou um novo teste de ITU que fornece aos usuários resultados rápidos que são armazenados em um aplicativo. Basta baixar o aplicativo, urinar numa tira fornecida pela empresa e escaneá-la para obter resultados no aplicativo.

 

Larissa Crippa

Estudante de Jornalismo pela ESPM-SP, com experiência em emissora e produções freelance. Compõe o time de redação do Futuro da Saúde desde outubro de 2023.

About the Author: Larissa Crippa

Estudante de Jornalismo pela ESPM-SP, com experiência em emissora e produções freelance. Compõe o time de redação do Futuro da Saúde desde outubro de 2023.

Leave A Comment

Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

Artigos Relacionados

Larissa Crippa

Estudante de Jornalismo pela ESPM-SP, com experiência em emissora e produções freelance. Compõe o time de redação do Futuro da Saúde desde outubro de 2023.