De smartwatches a casas inteligentes: como a tecnologia está revolucionando a saúde

De smartwatches a casas inteligentes: como a tecnologia está revolucionando a saúde

Já imaginou se pudéssemos ter tudo o que é previsto […]

By Published On: 15/05/2023
Casas inteligentes Futuro Explica

Já imaginou se pudéssemos ter tudo o que é previsto nos Jetsons? Acredite ou não, algumas dessas tecnologias já existem e estão prontas para nos ajudar. Com a crescente popularidade das casas inteligentes e a conectividade dos dispositivos, a tecnologia está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas, inclusive na área da saúde. Smartphones, computadores, smartwatches e outros dispositivos vestíveis estão ganhando popularidade e ajudando a automatizar casas e monitorar nossa saúde de maneira mais fácil e eficiente.

O conceito de casa conectada terá um papel especial em relação aos idosos, uma vez que, segundo a OMS, em 2060 as pessoas com mais de 60 anos representarão uma parcela superior a 25% da população brasileira. Além de trazer praticidade e conforto para os usuários, a tecnologia também pode contribuir para a melhoria da saúde e bem-estar dessas pessoas, oferecendo monitoramento constante, ajuda para lembrar de tomar medicamentos e até mesmo fazer chamadas em caso de emergências.

Parece um cenário distante, mas já é realidade. A Amazon, por exemplo, está investindo em diversas frentes que se relacionam à saúde e a já conhecida Alexa ganhará cada vez mais utilidade, com planos de cuidados personalizados para pacientes com diabetes e outros tipos de acompanhamento. Há ainda colchões e capas de colchões que monitoram a qualidade do sono. Recentemente, em um evento de tecnologia, uma empresa lançou um sistema acoplado no vaso sanitário que monitora diversos parâmetros por meio da urina. São vários exemplos que mostram que a tecnologia está mudando a maneira como lidamos com a saúde e pode contribuir no futuro.

Confira mais sobre esse tema no Futuro Explica dessa semana:

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

About the Author: Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

Leave A Comment

Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

Artigos Relacionados

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.