Câncer de pulmão: Anvisa aprova uso de dupla imunoterapia

Câncer de pulmão: Anvisa aprova uso de dupla imunoterapia

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) […]

By Published On: 13/09/2021
Pela primeira vez, o uso combinado de dois tratamentos é aprovado no Brasil. Apesar dos medicamentos atuarem através de diferentes mecanismos de ação, sua junção pode agir de forma complementar no combate ao câncer de pulmão.

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo tratamento contra o câncer de pulmão. Trata-se da combinação do medicamento nivolumabe com o ipilimumabe, junto a dois ciclos de quimioterapia à base de platina. Com o aval da agência, o uso da terapia torna-se a primeira linha de tratamento para os pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas metastáticas, que não possuem a mutação EFGR ou ALK.2. O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer entre homens e mulheres, representando quase 25% de todas as mortes pela doença.

É a primeira vez que o uso combinado de dois tratamentos é aprovado no Brasil. Apesar do nivolumabe e do ipilimumabe trabalharem através de diferentes mecanismos de ação, a junção das duas terapias pode atuar de forma complementar, conforme indicaram os resultados do ensaio clínico CheckMate-9LA.

No estudo, houve o aumento da sobrevida em um grupo amplo de pacientes. Os pesquisadores indicaram que, após 2 anos de tratamento, 38% daqueles que utilizaram os remédios combinados com dois ciclos de quimioterapia permanecem vivos por cerca de treze meses a mais do que 26% dos pacientes que passaram por quatro ciclos de quimioterapia. Nos casos onde foi realizada a quimioterapia isolada, a sobrevida foi de pouco mais de 5 meses e meio.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, a cada ano, 17.760 homens e 12.440 mulheres serão atingidos por novos casos de câncer de pulmão. Entre as causas para esta doença, está o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco.

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

About the Author: Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

Leave A Comment

Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

Artigos Relacionados

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.