Home Inovação BP, Bradesco Seguros e Fleury criam empresa de serviços em oncologia

BP, Bradesco Seguros e Fleury criam empresa de serviços em oncologia

Criação da empresa de serviços em oncologia ocorre em um momento de intensas movimentações no setor da saúde

               
344
Carlos Marinelli, Denise Santos e Jeane Tsutsui/Foto: Fernando Cavalcanti

A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o Grupo Bradesco Seguros e o Grupo Fleury anunciam na terça-feira, 17, a intenção de criar uma empresa de serviços em oncologia. Ainda sem nome, a nova companhia terá as três instituições como acionistas em partes iguais, receberá aporte primário de R$ 678 milhões nos cinco primeiros anos de operação e terá gestão independente e autônoma.

O movimento acontece em um momento de intensas transformações no setor da saúde, que ocorre com estratégias distintas. Enquanto algumas empresas estão verticalizando a atuação e centralizando o cuidado quase de ponta a ponta, outras buscam parcerias, fusões ou aquisições para formar ecossistemas robustos.

A formação da nova empresa mostra um caminho interessante, com três instituições reconhecidas que se unem para atuar em um nicho específico, porém amplo, que é o da oncologia. Ainda no comunicado, a companhia deverá contar com clínicas e centros de câncer em diferentes cidades do Brasil – aqui todos os cenários serão considerados, seja o de sinergias em instalações já existentes ou construção de novos espaços.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), no Brasil aproximadamente 27% de todos os casos de câncer (quase 115 mil) e 34% das mortes por câncer (quase 64 mil) poderiam ser evitadas mediante a promoção de um estilo de vida saudável. De acordo com o comunicado, “é neste cenário que a nova companhia chega para atuar, amplificando a proposta de cuidado coordenado, em uma atuação ativa no rastreamento, diagnóstico em estágio inicial e efetividade no tratamento”.

A criação da empresa ainda depende da aprovação de autoridades concorrenciais brasileiras, mas a expectativa é que isso aconteça ainda no segundo semestre desse ano.

A visão dos líderes sobre a nova empresa de serviços em oncologia

De acordo com Denise Soares dos Santos, CEO da BP, “essa iniciativa ratifica a estratégia da instituição de expandir os negócios e ter presença geográfica em âmbito nacional. A excelência da BP nessa especialidade é resultado de expressivos investimentos em seu Centro de Oncologia e Hematologia, contando com a parceria de um corpo clínico de experts em seus ramos de atuação. O desenvolvimento de protocolos, respaldados em pesquisas clínicas de última geração, e desfechos positivos com base nos mais avançados padrões de excelência aplicados no mundo servirão de referência de práticas médicas e tecnológicas destinadas à capacitação do corpo clínico que atuará na nova empresa”.

Para Carlos Marinelli, diretor geral da Atlântica Hospitais e Participações, empresa responsável pelas iniciativas de gestão e investimentos em hospitais e serviços de saúde do Grupo Bradesco Seguros, “a tecnologia aliada à prevenção é capaz de transformar muitas vidas afetadas pelas doenças oncológicas. Entre os fatores preponderantes para a sustentabilidade de um projeto em saúde estão recursos humanos de excelência, foco em serviço humanizado e desfecho clínico de qualidade. Ao unir forças com grandes nomes do setor, podemos proporcionar o acesso a serviços de referência em saúde para uma parcela cada vez maior da sociedade”.

Já na visão de Jeane Mike Tsutsui, presidente do Grupo Fleury, a nova empresa terá um “modelo inovador que proporciona medicina preventiva, diagnóstico precoce, avaliação por profissionais especializados, tratamento ambulatorial e hospitalar adequados, buscando o melhor desfecho ao paciente com câncer. Considerando o cenário de envelhecimento da população e o consequente aumento dos casos oncológicos, reunimos competências complementares das três instituições para criar uma nova empresa que atuará em território nacional, com serviços que permitem guiar o paciente em toda sua jornada de cuidado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui