Uma década de avanços e desafios na jornada contra o câncer
Uma década de avanços e desafios na jornada contra o câncer
Em novo artigo para Futuro da Saúde, o oncologista Fernando Maluf fala dos 10 anos de fundação do Instituto Vencer o Câncer, em que é cofundador
Recentemente, participei de uma entrevista para uma reportagem sobre os principais avanços contra o câncer na última década e as expectativas para os próximos 10 anos. Pude compartilhar algumas das inovações que têm revolucionado a oncologia, desde melhorias na prevenção até a evolução das técnicas diagnósticas e dos tratamentos clínicos, cirúrgicos e de radioterapia. Esta é uma área da medicina que tem apresentado recentes melhorias notáveis.
Estes avanços têm tornado os tratamentos cada vez mais eficientes, reduzindo os efeitos colaterais e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. No entanto, apesar destes progressos, ainda há muito a ser feito. Precisamos alcançar melhores taxas de sobrevivência e cura, e avançar na medicina personalizada e no cuidado mais humanizado e acessível.
Nestes últimos 10 anos, além do trabalho diário com os pacientes e a dedicação aos estudos e pesquisas, tenho reservado parte do meu tempo ao Instituto Vencer o Câncer. Ao lado do também oncologista Antonio Buzaid, lançamos este projeto audacioso em 2014, com o objetivo de modificar a jornada do câncer em nosso país.
10 anos de avanços contra o câncer

Drauzio Varella, Fernando Maluf e Antonio Buzaid no lançamento do livro Vencer o Câncer em 2014.
Tudo começou com o livro “Vencer o Câncer”, com coautoria do Dr. Drauzio Varella. Desenvolvemos um portal com informações para o público leigo e, a partir daí, investimos na publicação de livros, cartilhas, materiais educativos e centenas de vídeos com especialistas de diversas áreas da Saúde.
Atuamos para tornar as políticas públicas mais acessíveis e inclusivas para os pacientes dos sistemas de saúde público e privado. Cito como exemplo o projeto Sim Para Quimio Oral, que facilita o acesso dos usuários de plano de saúde ao tratamento com antineoplásicos de uso oral.
Incentivamos a vacinação contra o HPV em vários estados do Brasil. Realizamos campanhas nas ruas e tiramos dúvidas da população. Organizamos até uma corrida de rua no Centro de São Paulo, que contou com a participação de milhares de pessoas!
Formamos um comitê científico com profissionais de saúde engajados. Encorajamos de maneira intensa o investimento em pesquisa clínica, promovendo o progresso da ciência brasileira e a capacitação dos nossos pesquisadores, em benefício dos pacientes, com a Rede Vencer o Câncer de Pesquisa Clínica.
No último dia 15 de maio, tivemos a satisfação de participar de uma audiência pública na Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil, na Câmara dos Deputados. O evento discutiu a “Regulamentação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no SUS, com ênfase na pesquisa oncológica e prevenção do HPV e a tecnologia da informação como aliada”.
O tema, bastante completo e complexo, evidencia a necessidade um compromisso de diversos atores para garantir que políticas públicas eficazes sejam implementadas. Somente com um esforço conjunto poderemos construir um cenário em que o câncer seja tratado de forma mais eficiente, beneficiando toda a sociedade.
Ao refletir sobre os avanços da última década, devemos também nos comprometer com um futuro de inovação contínua e cuidado humanizado, em que cada paciente tenha acesso ao melhor tratamento possível e a pesquisa avance de maneira significativa, promovendo a esperança para todos.

Fernando Maluf no lançamento do livro Vencer o Câncer
One Comment
Leave A Comment
Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.
Ti admiro muito! Gostaria de consultar com o Senhor. Pois tive o 3°câncer no fígado e ele calcificou. Tenho muitas dúvidas a respeito. Agradeço de coração pela sua vida e sua inteligência! Abraços!