Por que o atendimento humanizado é uma tendência na saúde

Implementação em consultórios, clínicas e hospitais tende a ser positiva não somente para o paciente, mas também para a equipe e o próprio local.

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atendimento humanizado

Quando um paciente procura uma instituição de saúde, é comum que ele já esteja fragilizado de alguma forma. Por isso, o modo como ele é acolhido e tratado no local pode fazer toda a diferença. Assim, ao investir em atendimento humanizado, os centros de saúde tendem a gerar inúmeros benefícios. A sua implementação tende a ser positiva não somente para o cliente, mas também para a equipe e o local. 

Mas, afinal, o que é atendimento humanizado? Trata-se daquele atendimento que leva em consideração uma constante melhora de comunicação entre o paciente e o profissional, estabelecendo uma relação mais próxima, que envolva atenção, ética e respeito. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o termo pode ser explicado como a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. Isso pode ser feito por meio da criação de vínculos solidários, da responsabilidade compartilhada e da participação coletiva nos processos de trabalho, objetivando a mudança na cultura da atenção aos pacientes.

O atendimento humanizado na saúde possui dois pontos principais, segundo especialistas. São eles:

  1. Entender o sofrimento do paciente: cada indivíduo que chega ao hospital tem suas próprias dificuldades. Quando um profissional tem empatia para compreender esse contexto e oferece um atendimento personalizado, a eficácia do tratamento aumenta e a credibilidade dos pacientes, mais ainda. 
  2. Satisfação dos pacientes: a satisfação vem antes de o paciente chegar ao hospital, continuando durante as consultas, até o tratamento ser concluído. Um atendimento humanizado, focado no bem-estar do paciente e em um tratamento eficaz, deve contribuir bastante na satisfação dele com o local. As chances de retorno aumentam, já que esperará uma boa experiência novamente.

Atendimento humanizado e empatia

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O atendimento humanizado é importante por diversos fatores. Atender bem um paciente, com dignidade e atenção, poderia ser considerado um requisito para qualquer médico. E saber ouvir a pessoa, respeitando as suas dificuldades e a amparando quando precisa, pode colaborar para sua recuperação. Além disso, quando um paciente já se consultou antes com profissionais apressados ou impessoais, ele se impressiona com a empatia presente em um atendimento humanizado.

A empatia, segundo a psicologia, é o poder de entrar na personalidade de outra pessoa e imaginar o que ela está sentindo. Na saúde, isso pode fazer muita diferença em um atendimento de sucesso, segundo especialistas. Isso porque um paciente tende a ficar mais seguro e confortável com o atendimento humanizado. Além disso, pode se sentir mais confiante para seguir com consultas e tratamento. Assim, fica mais fácil o médico coletar informações mais precisas e em maior quantidade sobre ele.

Os pacientes ainda costumam ficar mais emotivos quando estão com algum problema de saúde. Logo, se encontram um profissional empático, podem se abrir muito mais emocionalmente, colaborando no processo de atendimento e tratamento. Com empatia, os relacionamentos entre os dois também devem ficar mais duradouro. 

Por fim, saúde pública brasileira também já entendeu há bastante tempo a importância do atendimento humanizado. Em 2003, foi criada a Política Nacional de Humanização, vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. O objetivo da iniciativa é qualificar o serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso é feito ao promover a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários.

Por que o atendimento humanizado é uma tendência na saúde

Com os avanços da tecnologia, há uma preocupação de que as relações humanas esfriem, e as pessoas se afastem. Ainda que estejamos em um momento de resgate da atenção primária, ainda é difícil ver um médico de família que acompanhe a saúde de um indivíduo durante toda a vida, tanto no consultório como a domicílio. Porém, com tantos problemas na saúde pública e privada, dar mais atenção ao paciente pode ser mais que um diferencial.

Existem inúmeros benefícios que fazem o atendimento humanizado ser uma tendência na saúde. Alguns deles são:

Melhora as condições de trabalho dos colaboradores

Quem trata bem os pacientes costuma tratar bem os funcionários também. Os estabelecimentos de saúde que utilizam o atendimento humanizado trazem isso para a equipe. Assim, geram um processo mais coerente e completo. Isso cria um relacionamento de confiança entre os profissionais, que também gera produtividade e queda na rotatividade da equipe. Ou seja, todos podem sair ganhando: o médico, o paciente, a equipe e o estabelecimento. Quando uma ação gera bons resultados, todos tendem a ficar satisfeitos. Uma equipe entusiasmada com os resultados passa a estimular os colegas para que evoluam cada vez mais. Dessa forma, trazem melhores resultados para os pacientes. 

Contribui para a eficácia do cuidado com o paciente

De acordo com pesquisadores, o atendimento humanizado colabora bastante com o processo de cura do paciente. A influência psicológica em uma situação instável ajuda para que o paciente crie mais confiança na equipe e nos tratamentos. E ainda por cima eles tendem a responder melhor aos recursos clínicos.

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Influencia na ética clínica

O atendimento humanizado é uma prioridade para qualquer estabelecimento que visa ser bem sucedido.  É necessário ouvir, conversar, entender o modo de vida dos pacientes, o seu histórico e o que sente.  A ética se relaciona com as competências que estão em conformidade com a situação e com o que cada paciente precisa. Tudo buscando estar sempre próximo dele, estabelecendo confiança e sem desrespeitá-lo.

Oferece confiabilidade

Se o paciente recebe um bom atendimento e fica satisfeito, tende a retornar para ser atendido no mesmo estabelecimento novamente. Além disso, indica outras pessoas. Isso acaba gerando excelentes resultados para o estabelecimento, além de aumentar as indicações e satisfação de todos.

Favorece a memória afetiva dos pacientes

Estabelecer um diálogo com um paciente pode ser um requisito para um atendimento ser considerado bom e eficaz pelo cliente. Mesmo que não seja possível se lembrar de cada paciente e suas respectivas particularidades, os profissionais podem manter essas informações à mão para criar proximidade com eles e fazer com que se sintam bem recebidos e amparados. Algumas pessoas precisam ser apenas ouvidas, e muitas vezes é isso que faz com que o tratamento ocorra de forma mais agradável. Então, ter afeto e carinho com o próximo só coopera com a confiança entre paciente e profissional, fidelizando cada vez mais clientes.

Fideliza os pacientes

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Conforme citado acima, quando um paciente se sente seguro e bem recepcionado no hospital ou clínica, as chances de ele retornar são boas. Essa segurança começa desde uma confirmação de consulta, passando por um bom atendimento, um ambiente bem estruturado e acolhedor, além do carinho e atenção que o médico dá ao seu paciente. Ou seja, diz respeito à experiência na jornada do paciente Assim, com a fidelização dos pacientes, os médicos notam o resultado positivo e concluem que esse atendimento foi feito com sucesso, continuando o atendimento humanizado e deixando o mesmo cada vez melhor.

Otimização dos serviços

Com os serviços otimizados, a tendência é que fique mais fácil atingir os objetivos traçados pela equipe. Tudo isso de forma mais ágil, tanto na recepção, atendimento como nas demais áreas, como diagnóstico, prognóstico e terapêutica. Quando os serviços são organizados por etapas, é possível repassar aos colaboradores cada fase que as normas do estabelecimento buscam no atendimento com os seus pacientes.

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