Atenção primária, secundária e terciária – Futuro Explica
Atenção primária, secundária e terciária – Futuro Explica
O mais recente episódio de Futuro Explica aborda os níveis de atenção à saúde - primária, secundária e terciária - e como atuam
Os sistemas de saúde são estruturas complexas e que demandam o mínimo de organização para que o paciente possa ter uma jornada um pouco mais clara de seu cuidado. Neste sentido, os sistemas de saúde podem ser classificados em camadas chamadas de atenção primária, secundária e terciária. A explicação de como atua cada um é o tema do mais recente episódio de Futuro Explica, quadro do canal do Futuro da Saúde no YouTube.
A atenção primária é o termo mais conhecido por ser o primeiro passo, a porta de entrada para o cuidado de saúde de um paciente, seja no sistema público ou privado – no setor público esse papel costuma ser feito nas unidades básicas de saúde ou pelo médico de família. Além disso, ela tem recebido um foco importante de governos e instituições justamente por apresentar um índice de resolutividade alto, na casa de 80%. Isso significa, em outras palavras, que a atenção primária consegue identificar situações mais simples e apresentar uma solução nesta etapa, de modo que o paciente não precise de tratamentos mais complexos.
Quando a atenção primária não consegue resolver ou identifica a necessidade de um cuidado mais especializado, o paciente inicia seu ciclo na atenção secundária. Nesta fase, ele passa por um médico especialista e pode ser encaminhado para exames a fim de investigar um pouco mais a fundo determinada condição. E, quando essa condição demanda exames ainda mais profundos ou mesmo procedimentos, como biópsias e cirurgias, o paciente entra na camada da atenção terciária, caracterizada justamente por atender os casos de média e alta complexidade.
Essa divisão auxilia a navegação do paciente e facilita o diagnóstico dos desafios para melhorar o acesso à saúde da população. E são muitos esses desafios ainda. O Brasil tem um modelo já reconhecido de atenção primária no sistema público no âmbito da Estratégia de Saúde da Família. E a própria saúde suplementar tem usado o cuidado primário cada vez mais, com diversas healthtechs propondo o modelo de time de saúde – o objetivo é justamente coordenar o cuidado e evitar que os casos se tornem mais complexos. Mas para a atenção primária avançar, o alcance e adoção de tecnologias, como prontuários eletrônicos, precisam evoluir. No caso das atenções secundárias e terciárias, as esperas por consultas, exames e procedimentos são alguns dos principais entraves também.
Confira o episódio:
Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE
Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.