Anticorpos naturais contra Covid-19 podem reduzir chances de reinfecção, diz novo estudo

Embora o estudo tenha demonstrado que o índice de reinfeção é menor em quem já teve o vírus, os cientistas alertam que ainda não se sabe quanto tempo essa proteção pode durar

               
242

Ter testado positivo para Covid-19 pode reduzir risco de reinfecção, segundo novo estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine. O estudo observacional realizado nos Estados Unidos pelo Instituto Nacional do Câncer, em parceria com as empresas LabCorp, Quest Diagnostics, Aetion Inc. e HealthVerity, sugere que há ligação entre anticorpos contra Covid-19 e menor risco de reinfecção. 

Para chegar a esta conclusão, foram analisados dados de mais de 3,2 milhões de pessoas que fizeram testes de anticorpos de Covid-19 entre janeiro e agosto de 2020. O resultado foi que 88,3% dos participantes testaram negativo, enquanto 11,6% obtiveram resultados positivos. 

Ao analisar o grupo que testou positivo para a presença de anticorpos, os pesquisadores descobriram que 90 dias depois somente 0,3% deles se infectaram novamente. No mesmo período, 3% dos participantes que testaram negativo se reinfectaram.

Os cientistas sugerem que as chances de reinfecção possam ser 10 vezes menores para quem possui anticorpos.

Contudo, alertam que ainda não se sabe quanto tempo essa proteção pode durar e que a estimativa pode estar super ou subestimada. O foco deve ser que, de fato, há uma certa redução. 

Além disso, ainda são necessárias mais pesquisas para confirmar a suspeita levantada e descobrir de que forma as novas variantes do vírus afetam esse resultado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui