A proposta do Walmart para ampliar o acesso à saúde nos EUA

A proposta do Walmart para ampliar o acesso à saúde nos EUA

A empresa varejista Walmart está intensificando sua atividade no setor […]

By Published On: 13/04/2022

A empresa varejista Walmart está intensificando sua atividade no setor da saúde, tanto online quanto presencial. Desde 2020, a rede possui sua própria seguradora de saúde. Agora, no início de abril deste ano, a companhia inaugurou cinco novos centros do Walmart Health no estado da Flórida (EUA), que se somam com as outras unidades já instaladas em Dallas, Arkansas, Illinois e e Geórgia.

Os serviços incluem atendimento voltado para atenção primária, comportamental, odontológico, oftalmológico e urgências. Ao longo do últimos meses, também foram implementados programas de desconto para compra de medicamentos, atendimento virtual, sistema unificado para registros de saúde nas clínicas e parceria com a Transcarent para que seus funcionários tenham acesso a produtos farmacêuticos a custos menores.

A proposta do Walmart Health

A proposta da empresa é ampliar o acesso à saúde no país, visto que os EUA não contam com um sistema público e o atendimento particular é de alto custo para uma boa parcela da população. De acordo com a eHealth Insurance, um plano de saúde individual nos EUA em 2020 custava, em média, 456 dólares. Já o plano familiar custou cerca de 1.152 dólares.

Enquanto isso, os serviços do Walmart Health possuem taxas fixas – até mesmo para os que não possuem o plano de saúde da empresa. Por exemplo, uma consulta de atenção primária custa 40 dólares, um adulto fazer check-up e limpeza dental são 50 dólares, consultas oftalmológicas são 45 dólares e o atendimento psicológico custa 1 dólar por minuto. 

“A maior parte da América vive a menos de 16 quilômetros de um Walmart, o que nos coloca em uma posição única para oferecer o cuidado certo na hora certa e da maneira certa”, afirmou Cheryl Pegus, médica e vice-presidente executiva de saúde e bem-estar da rede, à Fierce Healthcare.

No estado Flórida, por exemplo, o Walmart possui sua segunda maior concentração de lojas. São mais de 380 lojas de varejo e com mais mais de 120 mil funcionários.

Estratégias para envolver o consumidor

Para se diferenciar no mercado de saúde, o Walmart tenta integrar os serviços de saúde junto aos demais já oferecidos anteriormente pela empresa, como a entrega de alimentos à domicílio.

“Em um cenário hipotético, um pai pode pedir mantimentos para retirada na loja por meio de um aplicativo do Walmart e receber um lembrete de que precisa pegar seu remédio”, exemplificou Cheryl Pegus. Ela complementa a ideia, dizendo que “Na chegada, eles poderiam fazer perguntas específicas a um profissional de saúde sobre a dosagem, receber uma vacinação anual e agendar uma limpeza dentária para seu filho”.

A entrega de alimentos e outros produtos a domicílio ocorre através do Walmart+. Para o futuro, este serviço deve se expandir para incluir produtos de saúde vendidos sem receita, além de outros recursos farmacêuticos e de atendimento.

O cenário de saúde nos Estados Unidos

Em 2020, a pandemia por Covid-19 fez com que os cidadãos do EUA gastassem 9,7% a mais com saúde do que no ano anterior.

Apesar do país não contar com serviços públicos de saúde, diversos subsídios são oferecidos a empresas e hospitais do ramo. Segundo o governo americano, foram mais de 4,1 trilhões de dólares gastos nesse segmento no primeiro ano de pandemia, cerca de 36% a mais de aumento.

Entre abril e junho de 2021, os americanos retornaram aos consultórios médicos e começaram a tomar suas vacinas. Assim, os gastos com saúde aumentaram ainda mais nesse período. Além disso, daquele período em diante houve a retomada da temporada de gripe.

O setor de saúde nos Estados Unidos não foi financeiramente prejudicado com a pandemia. Foram poucas as empresas que viram períodos negativados. No segundo trimestre de 2021, a margem de lucro do setor era de 9% em receitas, com valores muito maiores em comparação ao segundo trimestre de 2020.

Em outras palavras, o Walmart encontrou na crise sanitária o cenário ideal para investir em saúde. Com novas necessidades de saúde, junto à maior preocupação com esse tema – impulsionado também pela pandemia –, os preços reduzidos devem tornar o cidadão estadunidense ainda mais envolvido com a saúde.

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

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NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

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