14º Fórum Nacional Oncoguia: dificuldade de acesso e implementação da nova política nacional serão foco de debate

14º Fórum Nacional Oncoguia: dificuldade de acesso e implementação da nova política nacional serão foco de debate

Edição deste ano do fórum promovido pelo Oncoguia será realizado em 8 e 9 de maio em São Paulo e contará com palestrantes nacionais e internacionais

Conteúdo oferecido por

By Published On: 01/05/2024
14o Fórum Nacional Oncoguia

O aumento de casos de câncer tem despertado uma preocupação cada vez maior nas entidades médicas. No Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer a cada ano no triênio 2023-2025. Além desse crescimento alarmante, há uma enorme desigualdade na oncologia brasileira com dificuldades no diagnóstico e tratamento, representando desafios para os pacientes que enfrentam a doença. Essas serão algumas das questões discutidas na 14ª edição do Fórum Nacional Oncoguia, que será realizado em 8 e 9 de maio no Teatro Tucarena, em São Paulo, SP.

Organizado pelo Instituto Oncoguia, organização sem fins lucrativos que oferece apoio ao paciente oncológico há 15 anos, o evento reúne especialistas e lideranças de políticas públicas de controle do câncer para discussões qualificadas sobre o cuidado oncológico no Brasil e no mundo. Os principais temas abordados incluem: dificuldades no acesso ao tratamento oncológico no SUS e na saúde suplementar, perspectivas em relação à implantação da nova política nacional do câncer, a importância da transparência de dados, os impactos das desigualdades sociais no cuidado oncológico, a navegação do paciente ao longo da jornada, cases internacionais e tendências que chegarão nos próximos anos.

“Apesar de termos possíveis avanços com a implementação da nova política, isso vai demorar e o paciente não tem esse tempo. Precisamos de mudanças agora e os temas que estamos trazendo para o fórum corroboram com as prioridades”, diz Luciana Holtz, presidente do Oncoguia.

Programação do 14º Fórum Nacional Oncoguia

A programação completa tem as participações confirmadas de Aline Lopes, tecnologista da Coordenadoria-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (CGCAN), a deputada federal Flávia Morais, Carmen Zanotto, secretária de saúde de Santa Catarina, Tiago Farina Matos, advogado e conselheiro estratégico de advocacy do Oncoguia, Clovis Klock, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), os oncologistas Fernando Moura, Fernando Korkes e Rafael Kaliks, do Einstein, Cassio Ide, superintendente médico da Abramge, Larissa Veríssimo, consultora nacional de doenças crônicas não transmissíveis da OPAS/OMS, além de diversos outros especialistas. 

Representantes internacionais como Sung Kim, chefe do departamento de manejo integrado do câncer e outros tumores do Chile, Dorothy Keefe, CEO do Cancer Australia, e Marion Piñeros, cientista da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) também participarão com palestras trazendo o panorama e exemplos práticos mundo afora.

O programa completo está disponível no site oficial do evento, assim como o link direto para realizar a inscrição. O encontro será realizado presencialmente no Teatro Tucarena, mas haverá a opção de acompanhar a transmissão completa pelo YouTube.

Na última edição, em 2023, um dos destaques foi a divulgação da pesquisa “Percepções e prioridades do câncer nas favelas brasileiras”, realizada pelo DataFavela e pelo Instituto Locomotiva. Dentre os principais achados, o levantamento mostrou que 70% dos moradores de favela entrevistados concordam que têm menos acesso à prevenção e diagnóstico precoce sobre câncer. Nessa edição, um dos focos dos debates será a apresentação de dados inéditos do estudo “Meu SUS continua diferente do seu SUS”, com foco no câncer de pulmão, e o status de implantação da Nova Política Nacional do Câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sancionada no final de 2023 e que entrará em vigor em junho.

Futuro da Saúde fará a cobertura do Fórum e publicará reportagens com os principais pontos discutidos – a cobertura da última edição está disponível aqui, aqui e aqui.

Serviço

  • Evento: 14º Fórum Nacional Oncoguia
  • Quando: 8 e 9 de maio de 2024
  • Onde: Teatro Tucarena. Rua Bartira, 347 – Perdizes, São Paulo, SP – com opção de transmissão ao vivo pelo YouTube
  • Programação completa: site do Instituto Oncoguia
  • Inscrições: pela plataforma Sympla
Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

About the Author: Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.

Leave A Comment

Recebar nossa Newsletter

NATALIA CUMINALE

Sou apaixonada por saúde e por todo o universo que cerca esse tema -- as histórias de pacientes, as descobertas científicas, os desafios para que o acesso à saúde seja possível e sustentável. Ao longo da minha carreira, me especializei em transformar a informação científica em algo acessível para todos. Busco tendências todos os dias -- em cursos internacionais, conversas com especialistas e na vida cotidiana. No Futuro da Saúde, trazemos essas análises e informações aqui no site, na newsletter, com uma curadoria semanal, no podcast, nas nossas redes sociais e com conteúdos no YouTube.

Artigos Relacionados

Redação

Equipe de jornalistas da redação do Futuro da Saúde.